Nutrição

Benefícios do mamão: 8 motivos para você colocar a fruta na sua dieta

Por Pedro Katchborian 19/12/2017

Os benefícios do mamão são tantos que você não vai pensar duas vezes antes de colocar essa saborosa fruta na sua dieta. Doce quando madura, essa fruta é versátil e pode ser utilizada em saladas, vitaminas ou outras receitas. No entanto, muitas pessoas preferem consumi-la pura.

Originária da América Central, a fruta é rica em licopeno, vitamina C e outros mineiras considerados importantes para uma dieta. Uma porção de 100g do fruto, por exemplo, traz 75% da dose diária recomendada de vitamina C. Veja 8 benefícios do mamão e coloque de vez o alimento na sua dieta:

Benefícios do mamão

O mamão fortalece o sistema imunológico

Por ter uma grande concentração de vitamina C e vitamina A, o mamão é indicado por nutricionistas para quem quer melhorar o sistema imunológico. O consumo do alimento pode ajudar a combater gripes e resfriados.

O mamão ajuda na digestão

Sua digestão não funciona muito bem? Coloque o mamão na sua dieta e as chances são de melhorar o problema. A fruta tem uma enzima chamada papaína, que pode diminuir transtornos comuns a quem tem má digestão, como indigestão, gases e flatulências e dor de estômago.

O mamão combate a prisão de ventre

A papaína também pode soltar aquele intestino preso. O motivo é a grande quantidade de fibra, ótima contra a prisão de ventre. A melhor opção para que o mamão ajude na prisão de ventre é comer a fruta sozinha.

O mamão ajuda na cicatrização

Mais uma na conta da vitamina C: o consumo da fruta pode ajudar a cicatrização, já que melhor a capacidade de regeneração da pele.

O mamão ameniza a dor menstrual

A papaína vai além de ajudar com problemas gastrointestinais: ao promover o fluxo normal durante o período menstrual, a papaína auxilia a evitar os efeitos da menstruação.

O mamão ajuda a manter a pele jovem

A vitamina C tem um efeito antioxidante que diminui o dano celular da pele, o que contribui para previnir rugas precoce. Coloque o mamão na dieta e sua pele vai agradecer.

O mamão protege os seus olhos

Como assim proteger os olhos? Além da papaína, o mamão também tem carotenoides de luteína, que absorvem raios UV para que não danifiquem a retina. O consumo da fruta ajuda na saúde dos olhos, protegendo contra doenças oculares como a catarata.

O mamão ajuda no controle do colesterol

A presença da pectina, que ajuda a reduzir a absorção de gorduras, ajuda a controlar as taxas de colesterol no organismo.