Gestante

Passo-a-passo: como ficar em forma depois da gravidez

Por Redação Doutíssima 06/12/2013

posg

Depois carregar seu bebê durante nove meses você se sente mal por não conseguir voltar ao seu peso normal?

Não se preocupe! Com paciência e disciplina você verá que é totalmente possível voltar à boa forma. Confira as nossas dicas para entrar em forma depois da gravidez:

Muitas mulheres engordam consideravelmente após o parto, enquanto outras ganham pouco peso. Engordar depois da gravidez é totalmente normal, visto que a gestante tem tendência a comer muito mais do que antes da gestação. O que acontece é que o metabolismo de cada pessoa é diferente e algumas pessoas tem mais dificuldade para perder peso do que outras.
Você não precisa se sentir frustrada com o seu corpo corpo após a gestação. O melhor a se fazer é começar lentamente, a partir de um planejamento que você pode iniciar criando uma agenda e definindo metas razoáveis de acordo com o seu tipo de corpo, tipo de gravidez e também de acordo com as necessidades do seu bebê. Seguindo passo-a-passo com disciplina você estará no caminho certo para alcançar o seu objetivo.
A primeira coisa para entrar em forma após a gravidez é aceitar que o seu novo corpo vai sofrer algumas alterações irreversíveis, por exemplo, médicos afirmam que a sua parede abdominal nunca voltará ao estado pré-gravidez, uma vez que ela foi esticada.  é por isso que algumas mulheres ganham aquela barriguinha extra na parte inferior do abdômen, mesmo que elas voltem anterior.

Outra coisa que você deve fazer é atividade física, uma opção é começar por alongamentos e caminhadas. A recomendação geral para uma mulher grávida é que ela caminhe todos os dias durante a gravidez e o ideal é que você continue essa atividade a fim de perder peso, é claro que após a gravidez você também pode optar por outras atividades, como andar de bicicleta e nadar.

Além de te ajudar a manter o peso, exercer uma atividade física te mantém disposta para cuidar do seu bêbê. Então, assim que o seu bebê chegar, prepare um tempo para se exercitar.

pos2
Ginástica – Enquanto seu bebê vai crescendo, você vai ganhando cada vez mais tempo para seguir uma rotina de exercícios e talvez até conseguira frequentar a academia. Você pode começar indo à academia duas ou três vezes por semana e com o tempo aumentar a frequência. E importante fazer exercícios para tonificar a barriga, mas atenção: abdominais devem ser feitos de maneira correta, ou seja, você precisa sentir a contração dos seus músculos enquanto faz exercícios.

Dieta – Não se esqueça desta parte preciosa! Para manter uma boa silhueta é fundamental fazer refeições equilibradas a fim de repor as reservas de nutrientes perdidas após a gravidez.
Uma boa dieta deve conter grãos, pães, saladas e vegetais, como couve, espinafre e brócolis; assim como proteínas, como frango e carne bovina.

 

É necessário que você sempre fique atenta ao fato de comer muito pouco para tentar perder peso. Não exagere na alimentação, mas não passe o dia sem se alimentar bem! Faça pequenas refeições diárias ao invés disso, se não você pode acabar desistindo da sua dieta.

Como manter a forma antes, durante e após a gestação :