Gestante

Ultrassom morfológico: veja o que mostra esse exame na gravidez

Por Redação Doutíssima 18/06/2015

Quando vem a notícia da gravidez, o que mais se quer é saber como será o bebê, como ele vai se desenvolver e com quem vai parecer. A tecnologia é aliada desse desejo e, por meio do ultrassom morfológico, é possível conferir cada detalhe do filhote que vai chegar.

 

O exame pode ser feito entre 18 e 20 semanas de gestação e avalia até os órgãos internos do bebê. Ele possibilita muita segurança à mamãe, pois pode detectar problemas que podem ser tratados com precocidade, caso existam.

ultrassom morfologico

Ultrassom é capaz de identificar possíveis complicações na formação do bebê. Foto: iStock, Getty Images

 

Ultrassom morfológico pode mostrar sexo do bebê

Em alguns casos, o ultrassom morfológico é capaz de mostrar o sexo da criança, desde que ela esteja disposta a “colaborar”, em uma posição na qual seja possível verificar os órgãos genitais do pequeno ser.

 

Os médicos afirmam que esse exame é uma ótima oportunidade de ver o bebê, pois nessa fase dá para vê-lo todo na tela, por isso muitos pais imprimem até fotografias.

O ultrassom morfológico é um excelente motivo para reunir pessoas mais próximas, como avós, além do parceiro. No início do exame, pode parecer um pouco difícil distinguir ou definir as imagens. Por isso, a orientação do ultrassonografista é tão importante, e a relação com esse profissional deve ser de total confiança.

O esqueleto do bebê é o que aparece com mais destaque, o que às vezes pode assustar algumas mamães. Os tecidos são apresentados em um tom mais cinzento, irregular e pontilhado, e tudo o que for na cor preta é líquido. O peso e a altura do bebê recebem uma estimativa a partir desse exame.

Mas o ultrassom morfológico mostra muito mais que isso. Esse exame permite ao médico conferir formato, estrutura e medida da cabeça da criança.

Segundo um estudo publicado em 2012 na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, o exame é um teste de rastreamento e permite identificar possíveis complicações graves na formação cerebral, que são raros.

Análise do rosto do bebê pelo ultrassom morfológico

O rosto da criança também pode ser analisado com mais precisão, assim é possível detectar a ocorrência do lábio leporino ou fenda labial. É por meio do ultrassom morfológico que o alinhamento da coluna do bebê pode ser conferido e de que a parte final, perto do pequeno bumbum, está devidamente coberta pela pele.

A magia proporcionada por esse exame também alcança o coração, quando já dá para ver as quatro câmaras do órgão. Os dois átrios e os dois ventrículos devem ser do mesmo tamanho e as válvulas devem fechar e abrir a cada batida.

As principais veias e artérias do coração, que são mostradas nas cores azul e vermelho, também são examinadas durante essa ultrassonografia. O estômago do bebê surge na tela como um pontinho preto, repleto de líquido amniótico engolido por ele.

O funcionamento dos rins e da bexiga também é conferido na morfológica, como também é denominado o exame. Um dos pontos bem importantes avaliados nesse exame é a posição da placenta, assim como as condições do cordão umbilical.

O fluxo de sangue nas artérias uterinas da mãe pode indicar o risco de pressão alta no fim da gravidez e é constatada através dessa ultrassonografia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!