Dica do Dermatologista

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

O verão já está com tudo. Sol e muito calor chegam pra ficar nessa estação, com eles, diversos problemas de pele que podem variar de simples à bastante perigosos. Os já conhecidos raios UVA têm uma penetração profunda na pele e causam o envelhecimento das células. Os raios UVB são mais superficiais, eles causam a vermelhidão e a longo prazo o câncer de pele. Para não dar bobeira, a dica é correr atrás de se proteger contra todos os raios ultravioletas, e essa proteção passa pelo uso de chapéus, óculos, e claro, do protetor solar!

 

proteor

Se na hora de escolher o protetor você tem dúvidas, e acaba não sabendo o que privilegiar em meio à tantas opções nas prateleiras da farmácia, o Doutíssima vai te dar uma ajudinha. Veja conosco 5 dicas básicas para você comprar o protetor solar mais indicado para a sua pele.

 

1. O fator de proteção: As pessoas com peles mais claras, peles sensíveis, que fazem tratamentos dermatológicos e com lesões degenerativas da pele (fotodano), devem usar protetores com FPS maior que 30 diariamente. A pele morena e negra é mais resistentes ao sol por seu alto índice de melanina, podendo assim usar filtro fator 15.

 

2. Locais de aplicação: É bom ter um protetor solar para o corpo e outro específico para o rosto. A pele do rosto pode ser mais sensível e ter suas particularidades (como acnes), por isso os produtos especiais poderão se adequar melhor à cada tipo de pele.

 

3. Pele seca: Prefira os protetores com textura cremosa. Os protetores com essa textura irão igualmente hidratar mais a sua pele e evitar o ressecamento durante a exposição ao sol.

 

4. Pele oleosa: Prefira os protetores com textura em gel. Eles são mais leves e evitam que a pele fique gordurosa.

 

5. Protetor solar e a maquiagem: Existem protetores que funcionam como base, tendo uma coloração em diversos tons de pele. Teste-os! Se você quiser simplesmente aplicar um protetor comum, faça-o sempre antes de se maquiar. Outra dica são pós compactos com FPS. Eles são ótimos aliados para você retocar o protetor sem ter que lambuzar toda a maquiagem.

 

Quanto à aplicação, passe sempre o filtro 30 minutos antes de se expor ao sol, e antes de colocar os trajes de banho. Reaplique a cada 3 horas e depois dos mergulhos. Mesmo se você não estiver indo à praia, proteja-se também aplicando protetor sobre as partes que estarão expostas ao sol ao sair de casa. Use também um protetor labial, e muito importante, nunca ignore o uso do protetor solar em dias nublosos.