Dica do Dermatologista > Pele

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Por Dra. Livia Pino 13/02/2014

Conheça os 5 mandamentos para ter a cor do verão ao tomar sol sem correr o risco de estragar a sua pele

 

tomar sol

O verão está cada vez mais intenso no Brasil, com temperaturas elevadas e sol a pino! E é por isso mesmo que os cuidados com a pele devem ser levados a sério, para aproveitar da melhor forma a temperatura na estação mais quente do ano.

Nunca indico a exposição solar, principalmente diante dos riscos em que colocamos nossa pele ao tomar sol. Porém, como vivemos em um país tropical, muitas pacientes me perguntam como é possível ter a cor do verão, sem estragar muito a pele.

Os 5 mandamentos para proteger a pele ao tomar sol

tomar sol

 

Hoje vou apresentar para vocês quais são os 5 mandamentos para se ter uma pele perfeita e com a cor do verão:

1º mandamento:

Já estão cansados de ouvir, mas vale sempre lembrar: não se deve tomar sol entre as 10h e as 15h, pois é nesse horário que a radiação Ultra Violeta (UV) está mais forte;

2º mandamento:

Não pense que você vai pegar a cor mais bonita na pele ao tomar sol durante um dia inteiro. Isto é um engano! Torrar no sol em apenas 1 dia, não vai lhe dar a cor morena desejada. Pelo contrário, você vai apenas conseguir ficar vermelha, pimentão e não vai ganhar cor, pois vai descascar. Sem falar no risco que você corre em relação a sua saúde.

A produção de cor pelas células da sua pele leva entre 48 e 72 horas. Por isso, somente em 2 ou 3 dias você notará um aumento da pigmentação real da sua cútis. Este é mais um motivo para que você se exponha ao sol somente antes das 10h ou após as 15h e por um período entre 30 e 60 minutos (máximo).

3º mandamento:

Você não vai ficar com um belo bronzeado apenas ao tomar sol. Se quiser mesmo pegar aquela cor bonita de verão, programe-se! Comece a ingerir alimentos e sucos ricos em betacaroteno (cenoura, mamão, abóbora, por exemplo). Além da função antioxidante, ele participa na formação da melanina (substância que dá cor a pele).

Atualmente existem cápsulas que ajudam a se proteger do sol e manter a cor desejada, mas é importante que você converse antes com seu dermatologista.

4º mandamento:

Hidrate bastante a sua pele! Assim a cor da pele vai se manter por muito mais tempo. Aumente a quantidade de ingestão de líquidos (água e sucos) e alimente-se bem.

5º mandamento:

Use filtro solar! Filtro solar deixa sua pele se bronzear sim, sem queimar. Mas é importante lembrar : se você for muito branquinha, não pense que vai ficar muito morena. Sua pele não produzirá quantidade de pigmento suficiente para isso.

O mais importante de tudo é se proteger! E lembrem-se: não joguem fora o tratamento de um ano inteiro para tirar manchas e rugas por causa de 1 dia de sol, ok?

 

Saiba mais:

Bebê: cuidados com o sol

Remédios caseiros para queimaduras solares

5 dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor solar com base: qual a diferença?

Como evitar as micoses na pele

12 dicas para manter a pele hidratada no verão

9 coisas que você nunca deve fazer na sua pele