Nutrição

7 Dicas para comer menos

Por Redação Doutíssima 13/12/2013

O ato de comer proporciona muito prazer, é verdade. Porém, passar o dia assaltando a geladeira pode fazer com que você tenha uma surpresa ruim quando for subir na balança. “Ainda que seja difícil de controlar, principalmente nos períodos da tarde e da noite, quando os níveis de serotonina (hormônio que ajuda a manter a sensação de saciedade), se encontra um pouco mais baixo, é bom não fazê-lo. Esse hábito pode representar muitas calorias a mais na dieta”, recomenda a nutricionista Marcella Amar, do Rio de Janeiro. Algumas atitudes podem ajudá-la a comer menos. Descubra quais são elas.

trucos-para-sentirse-mas-satisfecho-con-menos-cantidad-de-comida-672xXx80

1) Sempre que for possível, tente iniciar a sua refeição com a fonte de proteína, pois ela é responsável por aumentar a sensação de saciedade mais rápido do que os alimentos ricos em carboidrato.

 

2) Fuja dos alimentos ou bebidas com alto teor de açúcar pois, quanto mais alto o nível dessa substância no sangue, mais insulina é liberada pelo pâncreas para retirar esse excesso da corrente sanguínea. Esse processo pode desencadear sintomas parecidos com os de hipoglicemia, ou seja, açúcar de menos no organismo, logo mais fome.

 

3) Um bom programa de exercícios aeróbicos moderados deve ser incluído na sua rotina para equilibrar o seu corpo. Utilizando a gordura armazenada no organismo como fonte de energia, a fome tende a diminuir, principalmente logo após o término do treino. Em contrapartida, os especialistas não costumam recomendar a escolha de uma série de exercícios muito intensa pois, por demandar muito esforço, aumenta a vontade de comer.

 

4) Ao contrário do que se pensa, consumir frutas ou sucos naturais à tarde não é necessariamente uma atitude saudável, pois pode fazer com que a fome fique nas alturas nesse período. O açúcar natural das frutas vai aumentar o nível de insulina no sangue e consequentemente as chances de acarretar hipoglicemia.

 

5) Se bater fome no meio da tarde, dê preferencia a alimentos ricos em fibras, que estabilizam os níveis de açúcar no sangue. Uma barrinha de cereais pode ser o ideal.

 

6) Inclua na sua dieta os alimentos com menor concentração de açúcar, ou seja, com baixo indíce glicêmico. Brócolis, abobrinha, berinjela e aspargos são bons exemplos.

 

7) Mesmo que sua vida seja agitada e seu tempo seja curto, você deve comer sem pressa. Aproveite o seu horário de almoço para comer tranquilamente, mastigue bem e com calma os alimentos. Além de não ser saudável, quando se come rapidamente, é bem maior a quantidade ingerida até que chegue a uma sensação de saciedade.