Nutrição

Ortorexia: quando comer saudável se torna um problema

Por Redação Doutíssima 08/03/2014

O conceito pode surpreender muita gente. Como é possível que buscar uma alimentação saudável seja fonte de problemas? Como cuidar-se comendo bem pode levar ao resultado oposto? Quando esse busca pelo saudável se torna excessiva e sua única preocupação é ter uma alimentação « pura ».

ortorexia

 

Definição de ortorexia

 

O Dr. Steven Bratman foi o primeiro a falar sobre esse transtorno recente conhecido como ortorexia. O termo vem da “Orthos” que no grego significa reto, correto, e “orexis” significa apetite. Esse distúrbio alimentar é caracterizado pela obsessão patológica com alimentação saudável, levando a pessoa a definir várias restrições alimentares. Os ortoréxicos excluem de sua alimentação todos os produtos que contenham pesticidas, herbicidas, produtos químicos…

 

Perfil do ortoréxico

 

Por não ser considerado doença e assim, não haver consultas e tratamentos voltados para esta questão, é difícil estimar o número real de ortoréxicos. No entanto, graças a alguns estudos, sabemos que a ortorexia afeta principalmente adultos. As mulheres e os atletas são os grupos de maior risco. Alguns médicos acreditam que para os adolescentes, a ortorexia seria uma maneira de esconder outro transtorno, como a bulimia e a anorexia.  As meninas explicam uma nova mudança em sua dieta baseada em um desejo de comer bem e ser saudável.

ortorexiaPessoas que sofrem de ortorexia são frequentemente muito minuciosas, pensativas e organizadas. Seu único desejo é cuidar da saúde, curar uma doença ou ficar magro (que é sinônimo de saudável para eles), então eles vão definir suas próprias regras de restrições alimentares. Gorduras, açúcar, sal, produtos químicos… Os ortoréxicos rejeitam qualquer produto que poderia ser considerado “poluente” para o seu corpo. A maioria são grandes consumidores de produtos orgânicos e, em alguns casos, até mesmo se tornam vegetarianos ou veganos.

Sair da dieta ou quebrar as regras alimentares podem causar fortes sentimentos de culpa em ortoréxicos, eles farão tudo o possível imediatamente após para purificar o seu corpo: dieta, privação, desintoxicação…

 

Ortorexia: quais são os riscos?

 

Devido à rejeição por qualquer alimento considerado impuro, o orthorexic passa muito do seu tempo preparando suas refeições, o que significa que sua vida social simplesmente desaparece. Um jantar na casa de amigos ou em um restaurante é impensável quando você não sabe de onde a comida vem ou como ela foi preparada. Esse isolamento é precisamente a maior consequência desta obsessão.

ortorexiaAlguns médicos ponderam sobre os riscos da ortorexia. Eles dizem que o ortoréxico se preocupa com a saúde, por isso ele come o suficiente, sem por a saúde em risco. Exceto em casos extremos em que a ortorexia se torna demasiado restritiva e leva à perda de peso acompanhada por deficiências nutricionais.

De acordo com outros especialistas, o principal problema está relacionado à educação alimentar que pais ortoréxicos passam à seus filhos. Algumas crianças crescem com medo de alimentos impuros, o que também aumenta o risco de desenvolver anorexia ou bulimia.

 

Somos todos ortoréxicos potenciais?

 

Nem todos correm o risco de desenvolver ortorexia. É preciso um contexto próprio para que esse destúrbio alimentar se implemente. Esse terreno é definido como um certo cuidado: as pessoas mais sujeitas à ortorexia são aqueles com baixa auto-estima, um pouco paranóicas, controladoras e aqueles que procuram esquecer outros problemas mudando sua dieta.

 

 

 

Saiba mais:

Anorexia também é um problema entre os homens

Saiba mais sobre anorexia: uma patologia da modernidade

Um em cada dez adolescentes tem distúrbios alimentares

7 maneiras de transformar sua alimentação

Usar suplementos alimentares e vitaminas: faz a diferença ou não?

9 Alimentos que aceleram seu metabolismo

6 alimentos que você deveria sempre comer