Nutrição > Receitas

As melhores dicas para dar mais sabor ao seu peixe frito

Por Redação Fortíssima 30/01/2016

O peixe frito faz parte do cardápio de vários restaurantes e figura como um dos pratos mais pedidos. Fazer essa delícia em casa pode ser um pouco complicado. É preciso atenção na escolha do peixe e na hora do preparo, mas não é impossível.

Seguindo as dicas certas, você conta com uma opção saborosa e ideal para variar o cardápio. Quer saber como? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você.

O segredo está na escolha do peixe

O peixe é um dos melhores alimentos para se consumir. É uma grande fonte de proteína magra e nutrientes, oferecendo vários benefícios para a saúde. Comer peixe apenas uma vez ou duas vezes por semana pode ser suficiente para colher seus benefícios.

Um estudo dinamarquês realizado com 49 mil mulheres e publicado na revista Hypertension: Journal of the American Heart Association, descobriu que aquelas que comiam pouco ou nenhum pescado tinham 50% mais problemas cardíacos do que as que comiam peixe com regularidade (pelo menos uma vez por semana).

A melhor forma de consumir o peixe é assá-lo ou fazê-lo na grelha, mas às vezes é impossível resistir a ele frito e envolto em uma casquinha crocante. Nesse último caso, é preciso saber quais são as melhores opções para fritar.

O linguado, a pescada, a tainha, a tilápia e a traíra estão na lista. Para temperar, dê preferência por usar apenas sal e limão. É válido ainda evitar peixes congelados, privilegiando sempre os frescos.

Além disso, outro segredo é que o óleo deve estar bem quente e o peixe deve ser virado apenas uma vez, quando suas bordas estiverem douradasO cheiro de peixe frito pela casa incomoda? É possível solucionar esse problema também.

Ferva em uma panela um pouco de água e alguma erva aromática – dessa forma logo o cheiro irá sair por completo. Para os utensílios, a dica é utilizar água sanitária na hora da higienização.

peixe-frito-doutissima-iStock-getty-images

Nada como um peixe frito para abrir o apetite. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um delicioso peixe frito

Para almoço ou como petisco para acompanhar a cervejinha do final de semana, o peixe frito é uma opção perfeita. Se você não sabe como fazê-lo em casa, essa receita simples pode ajudar.

Receita de peixe frito crocante

Ingredientes

Postas de peixe

1 xícara de farinha de rosca

Raspas de meio limão

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 ovo

2 colheres de sopa de leite

Sal e pimenta a gosto

Óleo para fritar

Modo de preparo

Tempere as postas de peixe com sal, pimenta e raspas de limão a gosto e deixe descansar por cerca de 15 minutos envolto em um papel toalha, até que fiquem bem enxutas. Agora bata o ovo em uma tigela com um pouco de leite e reserve.

Em outro prato coloque a farinha de trigo e em outro a farinha de rosca. Então basta empanar as postas passando-as na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Enquanto isso, esquente bem o óleo numa frigideira e frite os filés de peixe. Distribua-os numa travessa forrada com papel toalha e sirva.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!