Nutrição

10 alimentos que combatem os cabelos brancos

Por Redação Doutíssima 16/12/2013

Não é de hoje que sabemos que a alimentação interfere na beleza da pele, mas o que nem todo mundo sabe é que quando se trata de cabelo a coisa não muda. Por isso, se você quer evitar os fios brancos e ter um cabelo forte e saudavel, confira a lista de alimentos que devem estar sempre nas suas refeições:

 

cenoura

 

1) Cenoura

Rica em betacaroteno, antioxidante que impede a ação dos radicais livres e evita a perda de pigmentos do fio de cabelo. A cenoura também é rica em vitamina A, que nutre as células do couro cabeludo e interfere na produção da oleosidade natural dos fios.

Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.

 

2) Espinafre

O Espinafre é rico em ferro – mineral que forma os glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares. A falta de ferro no corpo pode provocar queda de cabelo, perda do seu brilho, ressecamento e fraqueza. “O espinafre é rico em clorofila, que, juntamente com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios”, completa Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional, do Rio de Janeiro.

Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia.

 

3) Aveia

A aveia possui silício, mineral que ajuda a estruturar a queratina (proteína que constitui o cabelo). Além disso, contém vitaminas do complexo B e zinco. “Enquanto as primeiras otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, o segundo ajuda no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo”, diz a nutricionista Patrícia.

Quantidade ideal: 1 colher de sopa

 

4) Salmão

Possuindo uma grande quantidade de ácido graxo ômega 3 e selênio, além de ser uma fonte proteína de altíssima qualidade, o salmão ajuda no combate a inflamações, na proteção do couro cabeludo contra a radiação ultravioleta, na circulação sanguínea e na chegada de nutrientes ao bulbo capilar.

Quantidade ideal: 1 filé médio pelo menos três vezes por semana.

 

5) Soja

Outra importante fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo e permite ao organismo de produzir novos fios. Sem a proteína, o corpo não consegue produzir estes novos fios e ainda facilita alteração do pigmento e da textura das mechas – que perdem a cor, ficam opacas e fracas. “Outra vantagem de consumir o grão é que ele oferece biotina, importante nutriente para o desenvolvimento do folículo piloso, o que, na prática, previne que o cabelo fique quebradiço”, diz a nutricionista Elaine de Pádua.

Quantidade ideal: 3 colheres de sopa por dia.

 

6) Laranja

A pectina, presente na parte branca que envolve os gomos, é uma fonte de fibras que ajudam a expelir toxinas do organismo. Essas toxinas, quando em excesso, aumentam a oleosidade e o surgimento da caspa.

Quantidade ideal: 1 unidade por dia.

 

7) Morango

A fruta contém flavonoides e vitamina C, substâncias que permitem a ativação da microcirculação sanguínea capilar. Essa microcirculação ajuda os fios a crescem mais rápido, com mais resistência e menos propensão à queda e ao ressecamento.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

 

8) Iogurte desnatado

O iogurte possui vitaminas do complexo B, que auxiliam a queratina a ser depositada no fio, deixando-o mais resistente. Também possui aminoácidos que ajudam a fortalecer a fibra capilar.

Quantidade ideal: 1 copo (200 ml) por dia.

 

9) Castanha-do-Pará

A fruta oleaginosa é rica em zinco, substância que impede o cabelo a se tornar fino, quebradiço e sem brilho. “Ingerir a dose necessária do mineral proporciona melhor crescimento e desenvolvimento capilar, ajuda reduzir a oleosidade excessiva e previne a descamação no couro cabeludo”, diz a nutricionista Fernanda Granja, de São Paulo.

Quantidade ideal: 2 unidades por dia.

 

10) Agrião

O agrião possui MSM, que é a forma biodisponível do enxofre. “O mineral é necessário para a manutenção e a produção da queratina. Também possui ação anti-inflamatória, o que ajuda a evitar a caspa”, diz a nutricionista funcional Cristina Martins.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

 

Fique longe dos vilões!

A nutricionista Gillian McKeith, autora do livro A Bíblia da Alimentação – Guia de A a Z para uma Vida Mais Saudável, afirma que entre os maiores inimigos do cabelo bonito e saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (massa e pão brancos) e o álcool. “Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter um efeito negativo sobre os folículos capilares”, afirma. A autora aconselha também a redução do consumo de chá e de café, pois eles atrapalham a absorção de minerais (como o ferro) essenciais no crescimento do cabelo.