Nutrição > Receitas

Suco para desinchar: confira 3 receitas saudáveis

Por Redação Fortíssima 17/03/2016

Se você sente seu corpo inchado e percebe que nem sempre isso é sinal de gordura, um suco para desinchar pode ser uma solução prática. O que acontece é a retenção de líquidos no sistema circulatório ou nos tecidos e cavidades do corpo. A boa notícia é que há ingredientes capazes de ajudar na sua eliminação.

Causas para a retenção de líquidos no corpo

Cerca de 70% do corpo humano é composto de água, que está presente tanto dentro quanto fora das células do organismo. O sangue é majoritariamente constituído por ela, da mesma forma que são nossos órgãos e músculos. Geralmente, o inchaço é causado pela retenção de líquidos, quando o excesso de fluido fica preso aos tecidos.

Cabe ao sistema linfático, uma rede de vasos que se estende por todo o corpo, a função de drenar a água de volta para a corrente sanguínea. Em circunstâncias normais, esse é o caminho da água. Problemas de retenção surgem justamente quando a substância não é removida adequadamente.

Mulheres costumam experimentar retenção de água durante a gravidez ou antes do período menstrual. Também podem sofrer desse problema pessoas fisicamente inativas. Mas é preciso ter atenção, já que esse inchaço pode ser sintoma de condição médica mais grave, como doença renal ou insuficiência cardíaca.

Vale ainda cuidar a ingestão de sódio. Muitas vezes, ele é o principal responsável pela retenção de água, sobretudo quando proveniente de alimentos processados. Essa situação é agravada porque ele está presente em quase todos alimentos – ou seja, quanto mais comemos inadequadamente, maior tende a ser a retenção de água.

Pode ser um paradoxo, mas um estudo publicado no Journal of the American Society of Nephrology sugere que, para diminuir a retenção de água, deve-se justamente aumentar a sua ingestão. Para isso, os sucos também podem ser uma ótima opção.

sucos para desinchar

Os sucos podem ser aliados na hora de combater o inchaço. Foto: iStock, Getty Images

Receitas de suco para desinchar

Quando o inchaço é leve e não há qualquer condição de saúde subjacente, você pode reduzir a retenção de água com alguns ingredientes simples. Confira receitas de sucos capazes de ajudar:

Suco verde para desinchar

A salsa ajuda a limpar os rins e elimina toxinas. Combinada com o abacaxi, que tem elevado teor de água e propriedades antioxidantes, esse suco pode ser a solução perfeita para casos de retenção de líquidos.

Ingredientes: 1 xícara de couve, 2 folhas de acelga, ½ xícara de salsa, ½ xícara de beterraba; ½ xícara de abacaxi, 2 maçãs verdes médias, 1 maço de hortelã; ½ limão descascado. Bata todos os ingredientes e beba.

Suco rosa detox

Melancia e mamão são duas frutas que contêm grande porcentagem de água e são ricas em nutrientes que estimulam a função de purificação dos rins, removendo o excesso de fluidos do corpo. Costumam ser muito eficazes também contra edema e celulite, por exemplo.

Ingredientes: 5 fatias de melancia e 1 mamão papaya. Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Suco de pepino

Graças ao seu efeito diurético, o pepino é outro grande destaque. Ele facilita a remoção de resíduos e toxinas, atrasando ainda o envelhecimento celular em razão de suas propriedades antioxidantes.

Ingredientes:1 pepino, 1 cenoura, 1 maçã, 2 fatias de abacaxi e água. Adicione todos os ingredientes ao liquidificador. Adicione um pouco de água, medindo com um copo, e bata até virar um suco.

E aí, gostou das receitas de suco para desinchar? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!