Dica do Nutricionista

A melhor dieta para competição

Por Redação Doutíssima 16/12/2013

Não importa se você é um atleta profissional ou amador, você tem que ter uma alimentação correta para aumentar o desempenho. Aqui estão as dicas do doutíssima sobre o que, e o que não comer para entrar em forma da melhor maneira antes de uma competição.

running woman

3 dias antes das competição:

  • Evite todos os alimentos que são ricos em fibras (verduras, saladas, etc), pois estes podem causar problemas digestivos.
  • Evite pratos com molhos e outros alimentos que são ricos em gordura saturada – carnes gordas, por exemplo. Opte por carboidratos complexos ( arroz, pão e batatas), que são armazenados nos músculos como glicogênio, bem como proteínas e ácidos graxos ( em azeite de oliva e óleo de peixe). Isto irá acumular reservas de energia em seu corpo.

3 horas antes de competir:

Um boa digestão leva pelo menos três horas, então você deve comer uma refeição, no mínimo, três horas antes de fazer qualquer tipo de atividade esportiva. Certifique-se  de seguir as seguintes regras:

  • Não coma demais.Sua refeição deve ser baseada em carboidratos complexos (massas com molho de tomate, pão, arroz, pizza, batatas cozidas, etc), proteínas que são fáceis de digerir ( como presunto cozido) e produtos lácteos que são bons para o seu intestino ( iogurtes e queijo cottage, por exemplo)
  • Evite carboidratos simples ( sucos de fruta, coca cola, etc)
  • Evite gorduras ( queijos, ovos, peixes gordurosos, carne frita em molhos, carnes curadas, frituras, chocolate, etc)
  • Evite fibras ( saladas, repolhos, frutas, etc)
  • Evite água com gás. Pode causar-lhe problemas digestivos, a menos que seu sistema esteja acostumado e tolere bem geralmente. No entanto, certifique-se de beber três litros de água por dia. Manter-se hidratado é fundamental para impulsionar o desempenho. A água ajuda os músculos a armazenar o glicogênio.

Corrida

Pouco antes da competição:

Aqui vão alguns conselhos para o combustível de última hora:

  • Não coma alimentos contendo qualquer açucar de liberação rápida antes de competir ( refrigerantes, doces, biscoitos, etc). A ingestão de alimentos com alto índice glicêmico antes de qualquer tipo de esporte pode levar a hiperglicemia.
  • Para evitar a hipoglicemia, dê preferência às bebidas com xarope de frutose que irão estabilizar os níveis de açucar no sangue por mais tempo. Para qualquer tipo de atividade de resistência, você também deve preferir alimentos com açucares de alta energia de queima lenta.

Logo após a competição:

Uma vez que você alcançou a linha de chegada, há duas regras de ouro para reabastecer seu organismo corretamente:

  • Evite comer alimentos com alto teor calórico para repor as energias. Isso só vai fazer você engordar.
  • Evite carne vermelha,  pois isso impede o organismo de se livrar do ácido láctico.

Enquanto seu corpo está se recuperando após o exercício, você deve se hidratar com bebidas ligeiramente alcalinas com base em açucar e bicarbonato de sódio. Você pode também beber sucos de frutas e água.

Este é o momento para estocar glicogênio novo também: carboidratos simples e complexos. Açucares de liberação lenta ( massas e cereais) irá ajudar seu corpo a construir as reservas de energia novamente. Obter uma boa dose de vitaminas com frutas e vegetais frescos também – estes irão neutralizar as toxinas produzidas durante o exercício.

Nos dias após a competição:

Após qualquer tipo de evento esportivo, você deve evitar o consumo de água rica em minerais. Prefira águas engarrafadas com um baixo conteúdo mineral. Ela é melhor para desintoxicar o corpo sem sobrecarregar os rins.