Dica do Nutricionista

Suco de tomate: veja como ele auxilia na perda de peso

Por Redação Doutíssima 01/03/2015

Que tal um suco de tomate para ajudar no emagrecimento? Pois esta é a constatação de um estudo feito com 106 mulheres de 20 a 40 anos e publicado no British Journal of Nutrition. O estudo demonstrou que a bebida consumida diariamente pode facilitar a perda de peso.

 

suco de tomate

Sucos preparados com tomate podem ajudar na redução do colesterol do organismo. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do suco de tomate

 

A ação do suco de tomate se dá, segundo o estudo, pela presença do licopeno, substância antioxidante capaz de reduzir processos inflamatórios associados ao sobrepeso e à obesidade. O licopeno ainda tem um efeito preventivo para vários tipos de câncer e doenças cardíacas.

 

Da mesma forma, o tomate também contém fibras, que facilitam a digestão e aceleram o metabolismo. O suco de tomate é ainda um dos melhores tratamentos para reduzir os níveis altos de colesterol, além de ser um ótimo anti-inflamatório, trata a pele e ajuda a manter um cabelo saudável.

 

Na hora de auxiliar no emagrecimento, o suco de tomate ajuda a frear o apetite. A fome, muitas vezes, fica maior em função da sede, e os tomates contêm muita água. A indicação é beber um copo do suco dez minutos antes das refeições. Além de poucas calorias, a bebida ainda ajuda a queimar gorduras.

 

O consumo indicado pelos especialistas para obter os efeitos positivos para o emagrecimento é de 22 miligramas de licopeno por dia. Esta quantidade pode ser encontrada em cerca de sete unidades de tomate, que podem ser consumidos em forma de suco, purê ou extrato.

 

Receitas de suco de tomate

 

Para fazer uma bebida rica em nutrientes e ainda auxiliar no emagrecimento não são necessários ingredientes muito elaborados. As receitas são simples e podem ter variações conforme o gosto de quem vai consumir o suco.

 

1. Suco com pimenta

 

Ingredientes:

4 tomates maduros

½ xícara de água

Suco de limão

Molho de pimenta a gosto

1 pitada de sal

 

Modo de Preparo:

 

Corte os tomates e retire as sementes. Bata no liquidificador junto com a água, manjericão, suco de limão, molho de pimenta e o sal. Pode ser bebido em temperatura natural, gelado ou com gelo.

 

2. Suco com hortelã

 

Ingredientes:

 

½ tomate

2 copos de água

½ limão

1 cenoura

Folhas de hortelã

 

Modo de Preparo:

 

Para preparar, basta cortar o tomate e retirar as sementes e, em seguida, juntar, no liquidificador os demais ingredientes, batendo até formar um líquido homogêneo. Se preferir, pode adicionar uma pitada de sal. Também pode ser servido ao natural, gelado ou com gelo.

 

Se você preferir variar o sabor do suco de tomate, pode misturar com outros sucos de frutas ou vegetais, como pepino, cenoura, beterraba ou suco de maçã. Também pode ser interessante o uso de fibras nas receitas, como farinha de linhaça ou de aveia.

 

Embora seja um ótimo auxiliar na perda de peso, o suco não é milagroso, do tipo que reduz muito peso em pouco tempo. E não podemos esquecer que o sucesso na perda de peso depende da interação entre alimentação balanceada e exercícios físicos. Se não houver estes dois em um processo, haverá somente uma parte do trabalho feita.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!