Dica do Nutricionista

Veja oito maneiras de emagrecer sem fazer dieta e escolha a mais adequada

Por Redação Doutíssima 02/10/2014

Você sabia que é possível emagrecer sem fazer dieta? Sim! E nós vamos dar algumas dicas para você atingir seus objetivos sem adotar aquelas disciplinas alimentares tão restritivas.

É possível emagrecer sem fazer dieta?

Sim, mas não pense que você não terá que controlar a sua alimentação. É muito, muito difícil perder peso sem restringir alimentos muito calóricos. Mesmo assim, a chave para chegar às medidas ideias sem adotar disciplinas alimentares rígidas é manter o foco na atividade física regular e diária.

emagrecer-sem-fazer-dieta

Muita atividade física é a chave para emagrecer sem fazer dieta. Foto: Shutterstock

Dicas para emagrecer sem fazer dieta

Confira abaixo as nossas sugestões para você perder peso:

Caminhada

Caminhe sempre que for possível como, por exemplo, ao falar ao celular. A queima de calorias pode até ser mínima, porém é melhor do que se você estivesse parado. Outra dica para emagrecer sem fazer dieta é acelerar o passo. Exercícios intensos queimam mais calorias do que os moderados. E o suor é um bom indicativo de que a atividade está dando resultado.

Exercícios aeróbicos diários

Se quer perder peso sem parar de comer, é fazer exercício aeróbico todo dia. Sim, comece com caminhadas, invista nas corridas e, quando você menos esperar, já estará pulando corda e buscando outras atividades de alta queima calórica. Ficar no sofá é que não vai resolver.

Refeições variadas

Coma pouco muitas vezes. Essa é uma boa dica para você manter seu metabolismo em alta e perder peso. Se você para de comer por muito tempo, seu organismo se prepara para uma situação de emergência e começa a estocar gordura. Assustador, né? Então não esqueça: comer nem sempre é sinônimo de engordar. Tente realizar de cinco a seis pequenas refeições por dia.

Açúcar

Elimine o açúcar de suas refeições, pois ele não oferece nenhum nutriente e tem quatro calorias em 1gr. O açúcar engorda porque, assim que consumido, faz com que o organismo produza insulina.

Salmão

Consumir este alimento é uma ótima dica para você emagrecer sem fazer dieta. O salmão é rico em ômega 3 que ajuda a reduzir a ansiedade e consequentemente diminuindo o hormônio chamado de cortisona. Em excesso, a cortisona rouba energia das células, deixando o organismo faminto. Outros alimentos que também têm a mesma função no organismo são atum, sardinha e linhaça.

Musculação

Comece seu treino na academia pela musculação, pois exercícios localizados usam o glicogênio estocado no músculo como fonte de energia, obrigando o organismo a queimar gordura. E não esqueça: se você treina de barriga vazia, vai queimar os músculos, e não a gordura. Por isso, antes dos treinos, coma uma fatia de pão, um biscoito ou uma fruta, garantindo disposição para uma aula puxada, queimando mais calorias.

Fibras

Para perder peso, você deve investir nas fibras. Elas são capazes de reduzir o peso total e afinar a circunferência da cintura por diversos motivos: dão saciedade, retardam o esvaziamento gástrico, seguram o índice glicêmico, varrem as toxinas e estimulam o funcionamento do intestino. O ideal é consumir de 25 a 35 gramas por dia.

Leite

Outro alimento que pode ajudar é o leite, pois possui alto teor de cálcio, mineral que estimula a queima de gordura. Porém você deve ficar atenta se não terá reações do seu organismo como digestão difícil, gases e barriga inchada, pois estes são sinais de alergia à proteína do leite.

Água

Um dos principais hábitos para emagrecer sem fazer dieta é beber bastante água. Tomar água antes das refeições estimula a saciedade. Este líquido também participa de reações químicas que levam à queima de gordura e à eliminação de sódio, responsável pela retenção líquida. Por isto, o ideal é tomar dois litros de água por dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!