Filhos

Como fazer seu filho confiar em você

Por Redação Doutíssima 25/12/2013

shutterstock_90077449

Encontre aqui a melhor maneira de como fazer seu filho confiar em você, uma publicação de Janet Lansburry (Educadora de pais especializada no antendimento infantojuvenil e antiga consultora membro do conselho de recursos para educadores infantis – RIE)

” Eu amava minha mãe e sempre senti que éramos muito proximas, mas eu nunca disse pra ela coisas privadas que minha filha me diz “. ” Tinha muita coisa que minha mãe não sabia e que eu não queria que ela soubesse. Sentia que ela não queria saber e que mesmo assim ela me adorava.”

“Nada é mais precioso para mim que as discussões que tenho com a minha filha de 19 anos. Eu a considero como um uso frequente de mim mesmo como uma caixa de arquivos. Depois de ter escondido da minha mae tantos segredos, este elemento da nossa relação tem sido uma tremenda surpresa e imensamente lisonjeiro. Aqui está o que eu acredito que tornou possível: Uma respeitosa comunicação em dois sentidos desde o primeiro dia.”

Pode ser absolutamente estranho falar sobre coisas reais para um bebê. Mas se dermos este passo, os resultados são ao mesmo tempo fascinante e gratificante. Por verbalmente se envolver com nosso bebê sobre questões pertinentes como: ” Você quer que eu te pegue agora? ” Ao mesmo tempo, dando tempo para que ele entenda e responda, na sua própria linguagem ou em forma de gestos que entendemos perfeitamente quando mãe. Relacionando a nossa criança como uma pessoa inteira, desde o início, nós logo descobriremos esta maravilhosa verdade : Os bebês podem (e vão ) começar a devolver o favor ao compartilhar seus pontos de vista único com a gente. Este diálogo precoce pode ser a pedra angular de um futuro relacionamento saudável.

Empatia, compreensão e limites sem vergonha.

A empatia é essencial para que as crianças sintam o nosso amor incondicional e aceitação. Sem esses elementos no lugar, não existe a confiança necessária para a honestidade e a partilha. As crianças precisam se sentir seguras para compreender que não vemos nenhum dos seus sentimentos e desejos como errados, vergonhosos ou além da nossa compreensão .

Mas isso não significa que não temos autoridade, porque senão as crianças ficarão perdidas e inseguras, sem a nossa liderança. Isso significa continuar a reconhecer os sentimentos e perspectivas de nossos filhos ao mesmo tempo esclarecendo as expectativas e prevenindo comportamentos inaceitáveis.

Em outras palavras, deixamos a nossa criança saber que não há problema em querer 50 picolés ou vontade de bater no irmão por exemplo, mas não vamos permitir que elas façam isso. Se não chegar a tempo de impedir e na maioria dos casos acontece, fique calmo, não pense que você perdeu o controle ou não teve a capacidade de impedir. Não se estresse, continue aberto a ouvir os sentimentos e pontos de vista do seu filho, deixe ele te contar o que ele pensa, o que aconteceu.

Punições podem parecer o caminho mais rápido, mais fácil de ensinar. Controle os impulsos e mostre que ele não teve um bom comportamento, crie uma atmosfera de vergonha, isso torna as crianças mais vulneraveis a aceitar o que você impõe. As crianças pequenas não entendem as vezes que eles têm um mau comportamento, por isso a punição tende a convencê-los de que eles são ruins. Converse sempre abertamente e mostre a ele que não é dessa forma que devemos agir ou falar.

Não tomar partido ou criticar

Nunca tome partido do seu filho. Sempre queremos intervenir quando o nosso filho está triste porque brigou com um amigo ou desapontado com algum resultado, explique a ele que você ja passou por isso e por experiência pode lhe dizer a maneira na qual você se comportou e ela foi a melhor saída, mas tome cuidado com a entonaçao da voz, passe pra ele que você esta dando conselhos e não ordens ou impondo condições, assim voces criarão um elo de confiabilidade.

Ouvir e reconhecer. Só dar conselhos quando solicitado.

Os pais são conectados para fazer tudo melhor, para isso é mais fácil dizer do que fazer , isso pode ser um ponto crucial. Enquanto o seu filho chora, ao invés de tentar confortá-lo com apenas um “vai dar tudo certo .” Não tente preencher o silêncio se você realmente não souber o que falar, nunca invente, espere que ele venha então se abrir contigo, as crianças no final sempre se abrem , quando você oferecer-lhes um ouvido atento e de braços bem abertos.

Honestidade.

” Eu lembrei os meus filhos ao longo dos anos que não há nada que eu poderia fazer, qualquer erro que poderia cometer que eu já não tenha cometido. Na verdade, eu estou bastante certo que fiz coisas com pouco cuidado, impensadas ou irresponsáveis ​​do que jamais poderia fazer. Este tem sido fácil para mim reconhecer isso pra eles porque eu acredito nisso. Com o passa do tempo eu passei a adicionar detalhes. Eu vejo isso como uma reiteração que eu amo incondicionalmente e não julgo.”

Paciência, deixe a criança dar o primeiro passo.

As discussões de maior sucesso que eu tive foram iniciadas pelo meu filho. Pressão mata intimidade. Adolescentes , em especial, não querem que os pais façam sondagens. Se tivermos sorte , eles se sentem seguros o suficiente para compartilhar seus pensamentos e vidas privadas, mas geralmente será em seus termos e calendário. Tudo o que podemos realmente fazer é nunca mostrar para as crianças que estamos esperando para que elas se abram, deixe tudo acontecer naturalmente. Não julgue que eles nunca conversam contigo, não pergunte sobre coisas que eles não responderão antes do tempo, quando eles estiverem pronto, você saberá. E , em seguida, esteja preparado para largar tudo e estar totalmente presente quando nos é oferecido o privilégio de ser necessário.