Nutrição

6 Mitos sobre o álcool desmascarados

Por Redação Fortíssima 03/01/2014

álcool

Quando se trata de álcool, a linha entre o mito e a realidade pode ser tênue.

Abaixo, Gregory Collins, MD, chefe da seção Clínica Cleveland Centro de Recuperação de Álcool e Drogas, estabelece as correções de mitos sobre beber.

Mito 1: Beber te ajuda nas festas.

Apenas parcialmente verdadeiro. O álcool é um depressor do cérebro que age primeiramente desligando  as “funções executivas” como julgamento, controle de humor e inibições naturais. Algumas pessoas experimentam isso como euforia e emoção, enquanto outros experimentam o contrário: sonolência, letargia e até mesmo uma sensação de depressão.  A conclusão: O álcool interfere na atividade normal do cérebro, não importando como você se sente quando bebe.

bebida-alcool-onu-20110211-size-598

Mito 2: Uma cerveja antes de ir para a cama ajuda-o a dormir

O álcool interfere no sono normal, durante o qual o seu corpo passa pelas fases de sono leve a profundo. Ele inibe o revigorante e  importante sono REM, levando ao “rebote do sono REM” depois, com pesadelos e problemas para dormir. O uuso repetido de álcool atrapalha seriamente   o sono e faz com que seja muito difícil restabelecer um padrão normal do sono. Isso muitas vezes leva a mais consumo de bebida ou abuso de sedativos para poder dormir.

Homer-Bebado

Mito 3: Um hot toddy pode mantê-lo aquecido nas pistas de esqui

Beber vai inibir a resposta natural do seu corpo ao estresse do tempo frio. Normalmente, o corpo armazena o sangue quente em seu “núcleo” para preservar as funções dos órgãos importantes. Com o uso do álcool, os vasos sanguíneos em nossas extremidades tornam-se artificialmente dilatados, permitindo que o sangue quente escape do núcleo para a circulação periférica, onde esfria. O resultado: o corpo não consegue mais manter os órgãos internos vitais aquecidos e a temperatura total do corpo cai.

Mito 4: Uma cerveja é menos potente do que um coquetel

Se você está bebendo uma cerveja ou um “appletini”, cerveja e coquetéis contêm aproximadamente a mesma quantidade de álcool, e são igualmente potentes.

Cerveja-630-ml

Mito 5: Beber café faz o efeito do álcool passar quando você tiver bebido um pouco além da conta

O café não tem nenhum efeito real sobre o nível de álcool no sangue, que é o principal fator para determinar o seu nível de intoxicação.

sexo-bebida-2011-12-12-size-598

Mito 6: Homens e mulheres reagem ao álcool da mesma maneira

Errado. Por causa de seu tamanho menor, as mulheres geralmente têm um volume total de sangue mais baixo. Portanto, beber a mesma quantidade produz altas concentrações de álcool no sangue – e um maior grau de intoxicação – em mulheres. As mulheres precisam de menos álcool do que os homens para atingir o limite de “dirigir embriagado”, 0,08 por cento de álcool no sangue.

É preciso apenas cerca de quatro bebidas misturadas, cervejas ou copos de vinho para estar no limite legal para dirigir embriagado. Imparidade na condução ocorre em níveis muito menores de álcool no sangue. Não beber e dirigir!