Dica do Nutricionista > Nutrição

É possível emagrecer 3 quilos em uma semana? Entenda

Por Redação Fortíssima 13/05/2016

É possível emagrecer 3 quilos em uma semana? Se essa é a sua dúvida, vale a pena pensar duas vezes. Não faltam dietas da moda que prometem enxugar o seu peso em pouco tempo, mas é preciso considerar as consequências.

De acordo com o nutricionista Breno da Silva Lozi, aderir a um cardápio muito restrito poderá até gerar uma redução no seu peso total, o que não significa que você queimou gordura corporal. Muitas vezes, a mudança está relacionada à perda de massa muscular, que pode ser prejudicial à saúde. 

É possível emagrecer 3 quilos em uma semana?

A melhor saída sempre é buscar uma mudança equilibrada e saudável. Foto: iStock, Getty Images

É possível emagrecer 3 quilos em uma semana? 

Segundo Lozi, o termo dieta corresponde à palavra dietoterapia, que nada mais é do que um trabalho de reeducação alimentar de uma pessoa, respeitando sua individualidade bioquímica. Ou seja, é algo que implica em mudanças permanentes no estilo de vida e não apenas por um tempo. 

É por isso que o especialista crê que o emagrecimento deve ser realizado da forma mais saudável e gradual possível. “Isso para que os efeitos positivos possam ser duradouros, levando em consideração particularidades como altura, idade, sexo, massa muscular e atividades diárias, que influenciam no gasto calórico basal de cada pessoa”, aponta.

Aí é que está o grande problema das dietas da moda: elas são genéricas e não levam em consideração os fatores individuais. Ou seja, pode ser que você consiga enxugar três quilos em uma semana e pode ser que não. Além disso, as consequências dessa perda rápida de peso serão imprevisíveis, por conta da falta de acompanhamento médico.  

Depois de uma dieta muito restritiva, alterações metabólicas e hormonais são comuns. Isso sem falar no já conhecido efeito sanfona. Conforme lembra o nutricionista, ele nada mais é do que um descontrole de perda e ganho simultâneos de peso corporal.

Há ainda as consequências fisiológicas de uma restrição energética muito severa, característica das dietas da moda. “Sintomas como fraqueza, irritabilidade, tonturas, dor de cabeça, perda de cabelo, unhas fracas e até desmaios são frequentes”, alerta Lozi. Por isso, pense duas vezes antes de aderir a um cardápio que não foi pensado para você.

É possível emagrecer 3 quilos em uma semana?

Dicas para emagrecer com saúde

Se você está precisando perder peso rápido, saiba que há formas menos nocivas de chegar lá sem ter que aderir às dietas da moda. Nesse caso, Lozi entende que o ideal é associar o aumento do gasto calórico diário com a restrição da ingestão de calorias.

Ou seja, não existe fórmula mágica. Também vale analisar os motivos que levaram você a desejar a perda de peso de maneira tão rápida. Considere incluir na sua lista de exercícios um bastante básico, mas nem sempre simples: compreender e aceitar o seu corpo. Se ainda assim o seu objetivo ainda for diminuir medidas, confira sete dicas de Lozi.

  1. Procure profissionais da área de saúde especializados e devidamente credenciados, como nutricionistas e médicos
  1. Defina objetivos realistas para a perda de peso – o ideal é algo em torno de dois quilos por mês
  1. Procure se alimentar na mesa, sem assistir televisão, para não perder a noção de quantidade e o prazer de degustar cada alimento
  1.  No almoço e no jantar, inicie sempre com as saladas, para não abusar em seguida dos pratos quentes
  1. Consuma frutas e vegetais diariamente
  1. Beba bastante água todos os dias
  1. Associe a alimentação equilibrada com exercícios físicos no mínimo três vezes por semana.

É possível emagrecer 3 quilos em uma semana? Mesmo que a resposta seja positiva, pense sempre na sua saúde. Depois nos conte quais foram os resultados.