Entre tantas dietas existentes hoje em dia, fica difícil escolher a melhor. A dieta vegetariana tem crescido bastante no Brasil. Como todas as dietas, ela também possui vantagens e desvantagens. Saiba quais são elas:
Apesar de a dieta vegetariana oferecer vantagens como menor nível de colesterol no sangue e menos índice de obesidade, é preciso estar atento à quantidade de proteínas ingeridas que podem ser insatisfatórias de acordo com o que o vegetariano se alimenta diariamente.
Existem 3 tipos de vegetarianos:
O primeiro é chamado de ovolactovegetariano, ou seja, é uma pessoa que se alimenta de ovos e de derivados do leite;
O lactovegetariano: Pessoa que se alimenta de derivados de leite;
Vegetariano total ou vegano: não come nenhum produto de origem animal;
Uma das desvantagens da dieta vegetariana pode ser considerada como um prezuíjo social, por exemplo, você já imaginou participar de uma festa ou reunião e alguém te oferecer uma coxinha com recheio de legumes? Ou então ir a um churrasco de família para comer saladas e espetos de legumes?
Não comer carne nestas horas é um prejuízo, pois, a alimentação de uma pessoa vegetariana fica muito restrita pela falta de opções de alimentos substitutos à carne, por exemplo, a maioria das receitas de pratos servidos em festas tem carne ou frango em suas receitas, uma pessoa vegetariana acaba deixando de consumir vários alimentos por isso.
Uma outra desvantagem da dieta vegetariana está no aspecto nutricional, pois a carne é uma alta fonte de proteínas que o nosso corpo precisa para funcionar bem. Os alimentos vegetarianos possuem uma quantidade de proteína e vitamina B12 menor do que a carne. O vegetariano se alimenta de frutas, verduras, legumes e outros alimento como cereais; estes alimentos são indispensáveis para a saúde, porém o nosso corpo precisa deles em grande quantidade, para absorver melhor alguns nutrientes como o fósforo.
Ou seja, se a pessoa não ingere a quantidade necessária de proteínas, ela pode sentir falta de energia, além de apresentar anemia, osteoporose, deficiência de cálcio ou outras complicações.
Emagrecer com saúde é importante. Uma boa dieta dever ser equilibrada com a quantidade certa de proteínas, vitaminas e minerais; por isso, nunca comece uma dieta por conta própria. Antes de começar qualquer regime, seja por necessidade ou por modismo; peça um conselho a um bom nutricionista. Ele é a pessoa certa para indicar o melhor tipo de dieta para que você emagreça de maneira saudável.