Nutrição

Como cozinhar folhas de vegetais

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

670px-Cook-Beet-Greens-Step-2

Rabanetes, nabos, cebolas, brócolis… Todos estes vegetais têm folhas nutritivas e suculentas que são deliciosas em muitos pratos. Leia abaixo as diversas virtudes das folhas de vegetais e ideias de como cozinhá-las da nutricionista Virginie Liégeois.

Boas para a sua saúde

Ricas em vitaminas e minerais, vale muito a pena utilizar as as folhas de vegetais nos seus pratos. Elas funcionam particularmente bem em sopas e molhos, e ao utilizá-las você também minimizará o desperdício. “Em vez de jogá-las fora, você pode adicionar folhas de vegetais a diferentes pratos”, afirma Véronique Liegeois. Seu conteúdo rico em vitaminas e antioxidantes é um bônus adicional. “As folhas de vegetais muitas vezes têm cores vibrantes e são uma boa fonte de caroteno e ácido fólico — uma arma contra a anemia que é especialmente importante durante a gravidez”. As folhas de vegetais também têm um alto teor de vitamina C. “Os caules de cebolas e chalotas vendidos em cachos são muito ricos em caroteno”, diz a nutricionista. As folhas de brócolis e repolho também são tão ricas em cálcio quanto o restante dessas plantas.

“As folhas de alguns vegetais, como cebolas, nabos e rabanetes contêm substâncias sulfurosas que possuem propriedades anticancerosas”, acrescenta Véronique Liègeois. Além de tudo isso, as “folhas de vegetais também possuem baixas calorias”, explica ela.

670px-Cook-Beet-Greens-Step-1

Cozinhando as folhas de vegetais

Os pratos mais simples para cozinhar com folhas de vegetais são sopas, molhos e legumes. “As folhsa de rabanete, brócolis e nabo aumentarão o teor de vitamina do purê de batata, por exemplo,” explica Véronique Liègeois. Sopas com folhas de batata, folhas de cenoura e folhas de abobrinha também são deliciosas. “O caroteno resiste bem ao cozimento”, ressalta a nutricionista, “e você pode usar folhas de cebola e chalota, como a cebolinha, para realçar o sabor”. Você pode comê-las cozidos, amassadas, acrescentadas a grãos ou outros legumes, ou até mesmo em uma omelete.

As folhas de cebola podem ser usadas em pratos de vegetais como alho-poró refogado, por exemplo. Basta cortá-las em fatias pequenas e refogá-las com alho-poró na manteiga e azeite.

Você também pode consumir vegetais crus em smoothies (mistura de frutas com vegetais) ou adicionados a saladas. Eles vão aumentar o teor de vitamina C e melhorar o paladar.  Mas vale lembrar que essas folhas podem ter um gosto muito forte e são mais difíceis de digerir quando estão cruas.

670px-Cook-Beet-Greens-Step-4

Escolhendo as folhas de vegetais

“Para maximizar o benefício nutricional que você obtém das folhas, consuma-as sempre muito frescas e selecione aquelas com a melhor cor. Descarte as folhas murchas”, diz a nutricionista. Se as folhas estão murchas, o teor de vitamina C terá sido em grande parte destruído. Lembre-se que legumes como rabanetes não contêm tantas vitaminas como outros tipos de vegetais. É importante selecionar as folhas com cuidado. Véronique Liègeois aconselha a compra de produtos orgânicos e ir até os mercados, uma vez que haverá um giro mais rápido da produção.

E se você não cozinhá-las imediatamente? “Corte as folhas cuidadosamente e coloque-as em um saco lacrado”, aconselha a nutricionista. No entanto, não as mantenha por mais de 24 horas, uma vez que após esse prazo o teor de vitaminas será reduzido consideravelmente.