Medicamentos

Guia do remédio para alergia: tudo o que você queria saber sobre os medicamentos que combatem alergias

Por Redação Doutíssima 11/01/2014

alergia-respiratoriaOs anti-histamínicos

Os anti-histamínicos são medicamentos comumente usados para vários tipos de alergia. Eles permitem uma melhora significativa do conforto de pessoas alérgicas. Confira uma visão geral sobre essas diferentes drogas.

Existem muitos medicamentos que permitem de lutar contra as diferentes manifestações da alergia: os cortidóides ou anti-inflamatórios esteroidianos, os anti-alérgicos específicos do tratamento da asma (antiasmáticos), a adrenalina que é por vezes utilizada em manifestações graves de alergia…

Sobre os anti-alérgicos anti-histamínicos, sabe-se que eles têm a capacidade de agir especificamente sobre uma molécula que intervem de maneira preponderante nos mecanismos de inflamação e alergia: a histamina.

 

A histamina e a inflamação

Há muito tempo, se sabe que a histamina é um neurotransmissor fortemente envolvido nos fenômenos inflamatórios e alérgicos. No nosso corpo, ela é sintetizada a partir de um aminoácido histidina. Ela é armazenada principalmente nas células imunitárias, os mastócitos, que a liberam quando são estimulados pela presença de um corpo estranho.

Uma vez liberada, a histamina irá atuar através da ligação a receptores celulares que são específicos que podem possuir duas formas. Os receptores do tipo 1 (H1) estão presentes por todo o corpo e eles estão diretamente envolvidos na inflamação, enquanto os receptores tipo 2 (H2) estão presentes no estômago e intervêm na secreção do ácido do estômago. O H2 tem uma aplicação terapêutica, pois são o alvo de medicamentos anti-ulcerosos chamados anti-histamínicos H2.

 

Estimulando os receptores H1, a histamina irá resultar em:

Uma dilatação e um aumento da permeabilidade dos pequenos vasos sanguíneos. Esta ação promove o curso da reação imunitária permitindo que os glóbulos brancos que chegam pelo sangue de difundir-se nos tecidos até chegar no lugar de “ataque” (feridas, picadas, zonas de contato com um alergênico).

 

  • Ele também é responsável pelo edema, pela vermelhidão, pela congestão nasal e pelos olhos lagrimejantes;
  • A contração das fibras musculares lisas (as fibras musculares que estão além do nosso controle), especialmente no trato gastrointestinal e nos brônquios;
  • Um aumento da vigilância por sua ação sobre o sistema nervoso central.

 

Em uso local, por via oral ou injetável, os anti-alérgicos anti-histamínicos são medicamentos que impedem a ação da histamina no nível dos receptores H1 e diminuem, assim, os sintomas de alergias como o edema, a coriza constante e os olhos lacrimejando.

 

Os diferentes tipos de anti-histamínicos

De acordo com o medicamento, a ação da droga sobre os receptores H1 é mais ou menos específica: alguns desses medicamentos também possuem um efeito sobre outros receptores, o que pode levar a alguns efeitos colaterais.

Para simplificar, existem basicamente dois tipos principais de anti-alérgicos:

Os anti-histamínicos compostos por Anticholinergique que também bloqueiam os receptores da acetilcolina (um outro mediador químico muito importante do corpo);
Os anti-histamínicos H1 de última geração que não tem este componente, e, portanto, são mais específicos que os receptores H1.