Cabelos

4 Dicas para combater o frizz do cabelo em dias úmidos

Por Redação Doutíssima 17/01/2014

cabelo_frizz

A variação de clima, épocas frias, quentes, úmidas e secas afetam diretamente no nosso corpo e cabelo. Principalmente em dias de chuvas ou garoa, que é a mesma história: O cabelo fica cheio de frizz (esses fiozinhos que dão volume excessivo e aspecto desleixado às madeixas). Na verdade, eles nada mais são do que os fios que quebraram e, agora, estão em crescimento.

As mulheres sabem muito bem como é esse tipo de problema, mas nada de desespero! Não ache que a solução é raspar a cabeça. Para poder lidar melhor com seu cabelo nesses dias difíceis, confira nossas 4 dicas para combater o tão temido frizz em dias úmidos e fique mais despreocupada com o clima.

1- Penteado esperto:

Às vezes, usar a moda a seu favor pode ser uma solução ainda mais esperta. Abuse de lenços, tiaras de diversos tamanhos e cores, rabos-de-cavalo, tranças, penteados desconectados e muitas outras opções de penteados e acessórios, escolha um que mais deseje. Até mesmo um pequeno “tic-tac” pode resolver seu problema de maneira simples e criativa. Divirta-se! 

2- Pente de madeira: 

Um dos causadores do frizz é a eletricidade estática, para quem não sabe, ela pode vir do atrito entre o pente e o cabelo. Por causa de suas características moleculares, o pente de madeira não permite que a eletricidade passe, fazendo com que ela não chegue a seus cabelos. O mesmo não acontece com o pente de plástico. Aquele cabelinho teima em ficar para cima? Passe um pouco de spray de leve fixação em um pente largo e dê uma leve penteada.

3- Produtos anti-umidade: 

Esses produtos criam uma espécie de capa nos fios, blindando as cutículas sem deixar que a umidade entre no cabelo. Existem produtos específicos para isso, os chamados de frizantes, além de leave-ins com pH um pouco mais baixo. Para quem não tem tempo para secar os fios e sai de casa com as madeixas ainda molhadas.

4- Prevenção: 

O trabalho de combate ao frizz é extensivo e não deve se resumir aos dias de desespero na frente do espelho. Vale lembrar que esses arrepiados nada mais são do que fios que, outrora, quebraram. Assim, é necessário ressaltar a importância de manter o cabelo bem cuidado e forte. Isso é adquirido com hidratação (pode ser caseira), cortes frequentes (aconselha o corte de três em três meses), tratamentos reconstrutores e muito cuidado com coloração e alisamentos. Fora isso, uma alimentação bem saudável também é essencial.