Beleza > Cabelos

Como funciona o implante capilar em mulheres? Saiba tudo sobre o procedimento

Por Francine Costanti 13/09/2019

A calvície é um problema que acomete tanto homens quanto mulheres, e pode ter causas hereditárias ou hormonais, entre outras – incluindo o stress. Mas o implante capilar é uma possibilidade para quem deseja voltar a ter cabelos fortes e saudáveis.

O Fortíssima conversou com Carlos Uebel, cirurgião plástico especialista em calvície, para saber mais sobre o procedimento. Veja a seguir como ele funciona, como se dá a recuperação e quais são os resultados esperados. 

Diferença entre humectação e hidratação

A mulher jovem sofre mais porque o cabelo ainda é um grande atributo de beleza. Foto: iStock

 Fortíssima: Quais são as causas da calvície na mulher?

Dr. Carlos Uebel: As causas podem ser hereditariedade, idade (à medida que a paciente envelhece vai perdendo cabelo ou os fios vão perdendo sua densidade), hormonais (a mulher produz uma quantidade de hormônio masculino pelas glândulas supra-renais e este hormônio atua sobre as enzimas do couro cabeludo, acentuando a queda do cabelo) e estresse.

Quando o implante deve ser feito? 

Tenho observado cada vez mais jovens mulheres que procuram o serviço de implante capilar. A mulher jovem sofre mais porque o cabelo ainda é um grande atributo de beleza. Portanto, quanto mais cedo recuperarmos esta perda, melhor será para ela. Depois da cirurgia, o cabelo começa a crescer em 3 ou 4 meses e leva um ano para termos o resultado final.

 Como é feita a cirurgia de implante capilar na mulher?

A zona doadora sempre é a região da nuca, onde temos a melhor qualidade genética do cabelo. Existem dois métodos. Um deles é o convencional, chamado STRIP, desenvolvido por nós em 1986, em que retiramos uma elipse de couro cabeludo e separamos as unidades foliculares através da microscopia. Nesta técnica, a cicatriz se torna praticamente inaparente depois de 6 meses – na mulher, o couro cabeludo é menos espesso e a cicatrização é de boa qualidade.

Saiba quais os fatores que mais deixam os cabelos danificados

A segunda técnica é a FUE, em que retiramos as unidades capilares de uma maneira mecânica uma a uma, não deixando cicatrizes. Nesta técnica, temos uma limitação no número de unidades, enquanto na STRIP temos a oportunidade de corrigir grandes calvícies em um tempo cirúrgico. 

Antes da cirurgia, a paciente recebe uma sedação e uma anestesia local de baixa concentração, por isso não existe dor durante o procedimento. 

Como é a recuperação? 

A recuperação é bem tranquila, e o paciente já está liberado para a sua atividade profissional no dia seguinte. Só pedimos para que não faça exercícios físicos de grande e médio impacto durante 10 a 15 dias.

O resultado varia de acordo com o tipo de cabelo?  

Sim. É preciso ressaltar que há diferença de resultados em pessoas com cabelos lisos e finos e em pessoas com cabelo crespo e grosso. Isso porque em cabelos finos há pouco volume e, muitas vezes, essa paciente precisa de um segundo implante depois de um ano.

Veja dicas simples para deixar seus cabelos mais fortes

A paciente pode perder cabelo depois da operação?

Sim, isso pode acontecer porque a calvície tem, na maioria das vezes, uma natureza progressiva – isto é, os cabelos podem cair ao longo do tempo. O que a cirurgia faz é retardar essa queda de cabelo, mas isso tudo é informado para a paciente antes da cirurgia.

 Fica alguma cicatriz no couro cabeludo?

Na técnica STRIP, através da microscopia, fica uma pequena linha na região da nuca que tende a se tornar praticamente inaparente depois de 6 meses. 

 Além do implante, existem outros tratamentos?

Sim, existem procedimentos com a ajuda de medicamentos. Nesse caso, normalmente encaminhamos a paciente a um dermatologista para recomendar o tratamento tópico ou sistêmico.