Beleza > Cabelos

Veja dicas simples para deixar seus cabelos mais fortes

Por Francine Costanti 09/08/2019

Não há como negar que os cabelos são um fator importante para que as mulheres se sintam mais confiantes. Mas e quando você sente que seus fios estão fracos, sem vida e com um aspecto quebradiço? 

O Dr. Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e do Hospital das Clínicas de São Paulo, fala sobre a importância de adotar alguns cuidados básicos no dia a dia e dá dicas práticas para que seus cabelos voltem a crescer mais fortes e saudáveis. 

cabelos com volume istock getty images doutíssima

Um dos segredos para deixar os cabelos saudáveis é encontrar o tipo certo de shampoo para os fios. Foto: iStock

Cuidados básicos com os fios 

O primeiro passo para ter cabelos mais fortes e saudáveis é encontrar o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo. “Usar o shampoo certo é importante principalmente quando nos referimos à oleosidade do cabelo. O excesso ou a falta de oleosidade podem levar à queda dos fios”, diz o dermatologista. 

Quanto ao uso do condicionador, aquela velha história de jamais aplicá-lo na raiz é lenda. “Ele pode ser aplicado tanto no comprimento dos fios quanto na raiz, pois cria uma camada hidratante protetora. Só deve-se tomar cuidado com cabelos muito oleosos”, explica.

Especialista elenca 10 truques simples para dar volume aos cabelos finos

E dê atenção especial às pontas, pois elas podem resultar em uma aparência ressecada – e podem ser indicativo de outros problemas. “É importante analisar por que elas estão danificadas, se for o caso. Pontas duplas, fios quebradiços e outras alterações muitas vezes são repercussão de doenças”, aconselha. 

Se você é daquelas que adora conhecer e testar novos cosméticos para os cabelos, cuidado para não exagerar. Além da possibilidade de haver substâncias maléficas na composição de alguns produtos, o uso de produtos inadequados pode prejudicar – e muito – os fios. 

Outra dica é ter cuidado com a alimentação – ela influencia em todos os aspectos da nossa saúde e com os cabelos não é diferente. Comer bem é essencial para a saúde dos fios, já que provê as vitaminas necessárias para que eles cresçam fortes. 

Saiba quais os fatores que mais deixam os cabelos danificados

Como lidar com cabelos finos e ralos

Muitas mulheres reclamam dos seus cabelos ralos e finos, com aspecto de cabelo de bebê. Em alguns casos o problema pode ser hereditário, como lembra Dr. Caio: “Eles muitas vezes são características genéticas, mas há tratamento – que pode envolver desde loções e comprimidos até procedimentos para estimular o couro cabeludo”.