Cabelos

Descubra em 5 dicas como evitar a queda de cabelo

Por Redação Doutíssima 01/09/2014

Embora a queda de cabelo seja associada apenas aos homens, há também um grande número de mulheres que sofrem com este problema. Muitos especialistas afirmam que você perde de 50 a 250 fios de cabelo por dia, então, se você perder mais do que isso, é melhor investigar.

Existem muitas causas, mas apesar do que muitos produtos prometem por aí, poucas são as soluções de como evitar a queda de cabelo. Mas felizmente, existem métodos que podem ajudar e que, além disso, podem manter a vitalidade dos fios. Veja como evitar a queda de cabelos com dicas simples.

como-evitar-a-queda-de-cabelo

Evitar a queda de cabelo passa por cuidados básicos durante o dia a dia. Foto: Shutterstock

Descubra as causas para evitar a queda de cabelo

A primeira coisa a ser feita é descobrir a causa da queda de cabelo. Algumas das razões mais comuns incluem:

– Genética

– Estresse

– Disfunção da tireóide

– Problemas autoimunes

– Anemia

– Psoríase

– Extrema perda de peso em um curto período

– Menopausa

– Gravidez

– Excesso de vitamina A.

Como a lista sugere, os motivos da queda de cabelo podem ser genéticos ou até mesmo momentâneos, como, por exemplo, se você recentemente perdeu muito peso ou passou por momentos de estresse. No entanto, existem casos que necessitam de mais testes para confirmar o real motivo.

Assim, se você quer saber como evitar a queda de cabelo em casos que você desconhece a razão, é melhor procurar um médico de sua confiança. Felizmente, porém, a maioria das questões relacionadas à queda de cabelo pode ser remediada facilmente. E que você pode corrigir no conforto e privacidade da sua casa.

Como evitar a queda de cabelo em casa

1. Ajuste a sua rotina

Quando você usa babyliss, chapinha ou o secador todos os dias, você terá mais chances de danificar o seu cabelo, o que o deixa mais suscetível à queda. Se você quer saber como evitar a queda de cabelos, dê ao seu cabelo uma pausa de vez em quando e deixe-o secar naturalmente – talvez o excesso de calor possa contribuir para a quebra dos fios.

Além disso, use produtos que aumentam o volume, pois irá disfarçar as mechas mais finas até elas cresçam novamente.

2. Mude sua dieta

Se você não comer alimentos ricos em vitaminas, o resultado pode surgir no seu cabelo. Por isso, consuma alimentos com a ferro e zinco, para o seu cabelo ficar saudável e forte. Além disso, certifique-se de consumir ácidos graxos (ômega-3) suficientes em sua dieta, através do consumo de salmão e outros alimentos. Mas se você sente dificuldades em comer alimentos ricos nestas vitaminas, converse com o seu médico sobre o uso de suplementos.

3. Não tome banho quente

Embora a eficácia desta opção não seja comprovada para evitar a queda de cabelo, pode deixar o seu cabelo mais saudável. Isso porque a água quente deixa o cabelo mais fraco e quebradiço.

4. Use produtos com aloe vera

As substâncias encontradas nas folhas da aloe vera podem fazer maravilhas para quem quer saber como evitar a queda de cabelo. Ela atua ajudando a promover o crescimento de novos fios, mas garantindo a reparação dos fios.

5. Tire um tempo para desestressar

Se a sua queda de cabelo é resultado de uma quantidade enorme de estresse, você precisa encontrar uma maneira de relaxar. Converse com um amigo de confiança e compartilhe suas preocupações, faça uma longa caminhada ou marque uma consulta com um terapeuta. Quanto mais cedo você manter o seu estresse sob controle, mais cedo você pode evitar a queda de cabelo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!