Cabelos

Preparamos 7 dicas para você aprender como fortalecer os cabelos

Por Redação Doutíssima 10/07/2014

Todas nós queremos nossos cabelos fortes, brilhantes e saudáveis, mas nem sempre sabemos como fortalecer os cabelos em meio à rotina atribulada. Infelizmente, a correria da vida moderna faz com que este objetivo seja difícil de alcançar.

Dicas de como fortalecer os cabelos

Além disso, o sol, a chuva e também os efeitos do ar condicionado podem contribuir para um cabelo fraco e quebradiço. Se você está em busca de como fortalecer os cabelos, preparamos algumas dicas para que este objetivo seja mais fácil do que você imagina.

como-fortalecer-os-cabelos

Cortar pontas dos cabelos periodicamente pode ser opção para fortalecer fios. Foto: Shutterstock

1. Como fortalecer os cabelos: menos é mais

Usar muitos produtos nos cabelos pode causar danos aos folículos pilosos e, por isso, escolher produtos criteriosamente é necessário. Ao contrário do que muita gente diz ou faz, não é necessário lavar os cabelos todos os dias, já que isso pode tirar a oleosidade natural do cabelo e fazer com que ele fique mais frágil.

O mesmo vale para dos produtos que são usados depois dos cabelos limpos, como cremes para pentear ou leave-in. A quantidade ideal é o tamanho de uma moeda, e nada a mais que isso.

2. Como fortalecer os cabelos: longe do secador

Você já sabe que o secador de cabelo, a chapinha e o babyliss deixam os cabelos secos e quebradiços, devido ao calor excessivo. Por isso, se você quiser saber como fortalecer os cabelos, é preciso diminuir o uso destes aparelhos.

Que tal assumir os cabelos cacheados e ondulados? Ou até mesmo você que tem cabelos lisos, por que você usa estes aparelhos mesmo? Vamos deixar o secador para ocasiões especiais ou quando algum compromisso nos impeça de cultivar as madeixas naturais.

3. Seu amigo, óleo de coco

Outra maneira de como fortalecer os cabelos é incluir o óleo de coco na sua rotina capilar. O produto ajuda no fortalecimento, fecha as cutículas e traz mais brilho aos cabelos. Para isso, basta aplicar o óleo no cabelo, cuidado com a raiz, e deixe de 10 a 15 minutos com uma touca de banho. Depois é só lavar e repetir o processo semanalmente.

4. Como fortalecer os cabelos: cortar é preciso

Pode parecer exagero, mas cortar as pontas dos cabelos periodicamente pode ser uma alternativa de como fortalecer os cabelos. Se o seu cabelo for longo, procure tirar alguns centímetros ou milímetros dos cabelos todos os meses. Assim é possível mantê-lo mais saudável e menos propenso às pontas duplas.

5. Use pentes com dentes largos

Procure utilizar um pente com dentes largos para pentear o cabelo molhado, pois isso ajuda a não quebrá-los e é uma boa dica de como fortalecer os cabelos. Caso contrário, você pode fazer com que os seus fios sejam ainda mais danificados.

Neste processo também é possível utilizar alguns produtos que auxiliem o pente a deslizar mais facilmente. Mas se o seu cabelo tem tendência à oleosidade, o condicionador já pode resolver problema.

6. Seu cabelo é o que você come

Assim como na pele, uma dieta balanceada pode ser o principal cuidado de como fortalecer os cabelos. Um cardápio rico em proteínas, vitaminas e minerais é essencial para ter um cabelo mais forte.

Por exemplo, os alimentos ricos em cálcio, como o leite, o iogurte, o queijo, o brócolis e o espinafre beneficiam o crescimento do cabelo. Eles também contêm proteína, que impede que os cabelos fiquem quebradiços.

7. Como fortalecer os cabelos: proteja os fios

Muitas vezes, esquecemos que o nosso cabelo também sofre com os raios UV. Para protegê-los é possível encontrar alguns tipos de protetores solar para cabelos, ou apostar em um charmoso chapéu ou lenço.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Penteados com tranças servem para várias ocasiões. Veja como fazer

Cabelos na gravidez: tratamentos que você pode ou não fazer com seus cabelos durante a gestação

Detox capilar: o melhor tratamento para os cabelos de quem abusou do verão

Aprenda a fazer um tratamento de choque caseiro para os cabelos

Mechas 3D: conheça a técnica que vai iluminar seus cabelos

Ampolas de tratamento: como usar

Hidratação com Bepantol pode dar mais vida aos seus cabelos

Conheça os principais produtos aplicados na hidratação para cabelos

Protetor solar para os cabelos garante fios mais saudáveis

Veja 4 dicas simples para proteger seus cabelos no inverno