Fertilidade > Slider Home

Hábitos saudáveis ajudam a preservar a fertilidade masculina

Por Redação Doutíssima 19/06/2015

Muito se fala nas estratégias femininas para engravidar, mas há situações em que a deficiência está no parceiro. Mesmo quando não há problemas clínicos, existem maneiras de aumentar a fertilidade masculina para garantir a ocorrência da fecundação.

 

A instituição Mayo Clinic explica que a fertilidade masculina envolve quatro variáveis: o homem precisa produzir espermatozoides saudáveis;  os espermatozoides precisam ser levados para onde se misturam com o sêmen; o sêmen precisa conter uma boa quantidade de espermatozoides e os espermatozoides precisam ter a capacidade de se mover.

fertilidade masculina

Hábitos saudáveis na alimentação podem aumentar as chances de uma fecundação. Foto: iStock, Getty Images

Qualquer distúrbio nessas etapas pode causar infertilidade ou prejudicar seriamente a fertilidade do homem. As causas de problemas em qualquer um desses pontos podem ser variadas, desde condições do ambiente, da alimentação, das atividades do dia a dia até doenças e complicações.

Hábitos saudáveis e fertilidade masculina

Um estudo conduzido pela clínica australiana Sydney IVF revelou que a frequência das ejaculações pode influenciar na fertilidade masculina. O estudo concluiu que ejacular diariamente pode aumentar a qualidade do esperma.

Quanto menos tempo “guardados”, menos sujeitos eles ficam ao ataque de moléculas prejudiciais. Sendo assim, “aliviar a tensão” deve ser uma prática diária, seja sozinho ou acompanhado.

Alimentação saudável e a prática de exercícios regularmente têm impacto positivo na fertilidade masculina, já que esses hábitos melhoram a saúde como um todo. Manter-se ativo e proporcionar ao organismo todos os nutrientes que ele precisa garantem que tudo funcione como deve.

O zinco é um mineral fundamental para a produção do esperma, então é preciso caprichar nos alimentos que contêm esse nutriente. Ostras são fontes ricas, mas nem sempre agradam. Farelo ou gérmen de trigo são opções mais acessíveis e podem ser usados nas mais diversas receitas.

Recentemente, um estudo do Centro de Medicina Reprodutiva de Cleveland, nos Estados Unidos, observou que o licopeno é capaz de aumentar a proteção dos espermatozoides, sua quantidade, a qualidade e a mobilidade.

Esse ingrediente vem do tomate quando cozido ou processado. Para se beneficiar mais, consuma os produtos do vegetal com azeite de oliva, que aumentam a capacidade do corpo em absorver o nutriente.  

O que prejudica a fertilidade masculina

Fumar, tomar esteroides ou anabolizantes e usar drogas recreacionais têm impacto na qualidade do seu esperma. O cigarro pode afetar negativamente o DNA dos espermatozoides, aumentando as chances de um aborto espontâneo caso o óvulo seja fecundado.

Já os outros itens listados podem afetar a quantidade e a saúde dos espermatozoides. Esteroides ainda podem encolher os testículos, fazendo com que parem a produção das minúsculas células reprodutivas.

Algumas doenças que não afetam o sistema reprodutivo diretamente podem prejudicar a fertilidade masculina ao serem tratadas. Pacientes com câncer, por exemplo, são instruídos a congelar esperma antes de iniciar quimioterapia ou radioterapia.  

Por fim, um assunto que pode ir contra o gosto pessoal de alguns homens: usar cuecas justas não faz bem para o seu sistema reprodutivo. De acordo com o site All About Health, do governo britânico, roupas íntimas apertadas podem reduzir ou prejudicar a produção de espermatozoides.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!