Fertilidade

Entenda quais fatores levam à infertilidade no homem e na mulher

Por Redação Doutíssima 20/09/2014

A notícia não é boa, mas é verdadeira: a fertilidade do ser humano é baixa, ou seja, um casal tem 20% de chances de engravidar no período de um mês. Esse tempo é decisivo para identificar quando a infertilidade pode ser considerada – o que se dá na ausência de gravidez após 12 meses de tentativas.

O período é importante para saber se o casal precisa de uma ajuda médica e fazer uma avaliação adequada. Mas existem situações em que esse tempo deve ser menor. Por exemplo, quando a mulher tem 35 anos ou mais, o tempo de relações sexuais sem o uso de anticoncepcionais deve ser de seis meses. Estima-se que a infertilidade afete cerca de 15% dos casais brasileiros.

infertilidade

Após 12 meses de tentativas frustradas, casal deve procurar auxílio médico. Foto: Shutterstock

Possíveis causas de infertilidade na mulher

Para ocorrer uma gravidez, as etapas do processo de reprodução precisam estar funcionando perfeitamente, tanto na mulher quanto no homem. As principais fases da reprodução são a ovulação, a captação do óvulo pela tuba, a fertilização dele pelo espermatozoide e a implantação do embrião formado no útero.

Nas mulheres, a infertilidade pode ocorrer por diversos fatores, tais como problemas na ovulação (fator ovulatório), alterações tubárias (fator tubário), alterações no útero (fator uterino) e endometriose.

Há mulheres que não ovulam corretamente, apresentando menstruações irregulares. Elas podem apresentar a síndrome dos ovários policísticos, como é chamada a falta de ovulação ou ovários com múltiplos microcistos

Tumores produtores de prolactina, hipertiroidismo, tumores produtores de androgênios e deficiências enzimáticas raras também podem ser outras doenças relacionadas com problemas de fertilidade na mulher.

Outro fator feminino muito importante é a quantidade e qualidade dos óvulos. Este aspecto pode estar ligado à idade, pois com o passar do tempo os óvulos não se multiplicam e se esgotam.

Também a endometriose é uma doença que causa a infertilidade feminina. Ela se caracteriza pela presença do endométrio, revestimento interno e local onde ocorre a implantação do embrião, fora do útero.

Quando não ocorre a fertilização, o endométrio escama-se, ocorrendo a menstruação. O problema maior ocorre quando o endométrio se desenvolve em outros locais como ovários, tubas, peritônio, intestino, ureter e bexiga. Além de problemas de fertilidade, a endometriose provoca dor.

Possíveis causas de infertilidade masculina

A função do sistema reprodutor masculino é produzir e transportar os espermatozoides. Existem algumas causas de infertilidade masculina que causam problemas na formação, no transporte ou na ejaculação.

Os principais fatores encontrados pelos especialistas são varicocele (presença de varizes nas veias do escroto), processos infecciosos, exposição a toxinas, fatores genéticos, alterações hormonais e obstrução dos ductos de transporte do espermatozoide.

Alguns medicamentos podem comprometer a produção de espermatozoides, como os usados em quimioterapia, radiação, calor ou hormônios exógenos. Quando falamos em obstrução dos dutos de transporte, a principal causa é a vasectomia.

Especialistas alertam para homens e mulheres que querem ter filhos que cuidem de alguns fatores como: não deixar para engravidar acima dos 35 anos, se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis e se caso contrair alguma, tratar o mais rápido possível, além de evitar baixo peso ou obesidade e não fumar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!