Cirurgia Plástica

Cirurgia plástica masculina cresce 30% nos últimos cinco anos

Por Dr. Victor Sorrentino 21/01/2014

Homem

Dr. Victor Sorrentino explica seu ponto de vista sobre o aumento da procura masculina por cirurgias plásticas. Homens também tem o direito de se cuidarem, sem preconceito da sociedade. Não acha?

  • Qual a sua opinião quanto a esse crescimento em largo potencial das cirurgias masculinas?

O crescimento tem pontos muito positivos. As cirurgias plásticas estéticas estão sendo encaradas de outra forma, não mais como parte da ciência que proporciona unicamente tratamentos por vaidade, mas como uma das importantes áreas da medicina que auxiliam na restauração da autoestima das pessoas, fundamental pata o desenvolvimento pessoal e profissional.

Este aumento é também sinal de que o brasileiro está quebrando a barreira do preconceito e assumindo uma posição diferente na sociedade. Há pouco tempo atrás, admitir que se submeteu a uma cirurgia plástica era tarefa muito difícil justamente por ser considerada exclusividade feminina. Hoje em dia, a contribuição da modernização e as constantes mudanças de comportamento masculino e feminino proporcionou entre muitas coisas, a conscientização de que se cuidar com saúde e vaidade é importante e direito de todos.

Um aspecto importante é que o homem por natureza é mais racional, ao contrário das mulheres que são mais passionais. Sendo assim, o público masculino consegue ser em geral mais criterioso na escolha de seu cirurgião e não é tão vulnerável às ofertas mágicas.

 

  • Acha que ainda existe preconceito masculino com as cirurgias por estética? Eles pedem sigilo?

O preconceito ainda é presente em nossa sociedade e varia muito conforme a cultura de cada região. Existem locais onde os homens ainda se sentem menos masculinos em ter mais cuidados com a aparência e a estética e ainda é uma minoria os que não se importam em admitir aos outros que se submeteu a alguma cirurgia plástica estética. Esta realidaede vem sendo modificada, entretanto ainda deve levar um bom tempo até que não tenhamos que receber alguns pacientes masculinos para consulta acompanhados de esposa para disfarçar, ou outros que planejam viagens pelo período em que estarão no pós operatório mais inicial.

 

  • Quais são as cirurgias mais procuradas pelos homens?

Temos uma clientela masculina que hoje em nossa equipe é de aproximadamente 35%. É um número expressivo, mas que é sustentado principalmente por sermos referência internacional na cirurgia de Microtransplante Capilar e como esteticamente, a calvície é sem dúvida a maior preocupação masculina no Brasil, acabamos também nos aperfeiçoando no estudo das cirurgias plásticas estéticas masculinas, que têm realmente uma abordagem diferente da feminina.

Portanto, os índices masculinos ainda não têm realmente um consenso, mas é provável que o Microtransplante Capilar, juntamente com a Lipoaspiração sejam os procedimentos mais procurados. Em nossa clientela, o Microtransplante é o mais procurado, seguido pelo Facelifting e a Rinoplastia (cirurgia de nariz).