Gestante

Como cuidar da pele e controlar os desejos durante a gravidez?

Por Redação Doutíssima 25/01/2014

Pregnant woman spa, health skin care and beauty of pregnancy.

Cuidados com a pele na gravidez

Seus seios são susceptíveis a aumentar em até dois tamanhos de sutiã durante a gravidez, por isso, você vai precisar se certificar de que eles tenham uma boa sustentação, para que não cedam e isso se torne desconfortável. Pequenas protuberâncias podem aparecer na pele ao redor dos mamilos. Elas são glândulas sebáceas que secretam sebo, um lubrificante gorduroso. Conforme a sua gravidez avança, o mamilo fica mais sensíveis e uma massagem suave vai ajudar a torná-los flexíveis e prontos para a amamentação. Seus seios podem vazar um líquido amarelo chamado colostro que formará uma crosta sobre os mamilos. Você precisará lavá-los e secá-los com cuidado e minuciosamente, pelo menos duas vezes por dia.

Suas unhas são feitas de proteína que são afetadas pelas mudanças hormonais ocorridas em seu corpo, geralmente, elas crescem mais e mais fortes durante a gestação, mas ocasionalmente a gravidez vai fazer com que rachem e quebrem. Se isso acontecer, mantenha-as curtas e proteja-as usando luvas quando você estiver fazendo trabalhos difíceis ou quando você for mergulhar as mãos na água.

Se a sua pele tornar-se esticada demais porque você engordou, você pode desenvolver estrias. Elas geralmente aparecem nas mamas, estômago e os topos das coxas, como linhas finas e avermelhadas. Há pouco que você pode fazer para evitá-las, mas manter sua pele hidratada é melhor, tomando cuidado para que seu peso não aumente muito, ajudará a minimizá-las. As estrias se tornam linhas esbranquiçadas e finas após o nascimento.

As veias varicosas podem ser causadas por hormônios da gravidez ou, mais tarde durante a gravidez, pelo útero pressionando para baixo e impedindo o fluxo do sangue a partir das pernas para o coração. Apesar de não serem graves, elas podem causar inchaço e dor nas pernas. Tente evitar ficar de pé por longos períodos e coloque os pés para cima sempre que possível, para aliviar qualquer desconforto. Andar ajudará o fluxo sanguíneo; coloque calças ou meias de sustentação quando você sair da cama pela manhã, para dar a seus pés mais apoio. Veias varicosas geralmente desaparecem logo após o nascimento.

cuidados-com-a-pele-na-gravidez

Desejos da gravidez

Ninguém sabe ao certo por que algumas mulheres grávidas têm desejos, enquanto outras não. Médicos discordam sobre eles, alguns são simpáticos, enquanto outros duvidam que eles realmente existam. Se você deseja um determinado alimento, não há razão para que você não deva permitir-se comer dentro de determinados limites, mas certifique-se que você não exclua outros alimentos mais nutritivos como resultado desse desejo.