Nutrição

DIETA DAS PROTEINAS : Dicas para uma dieta de alta proteína

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

Dieta-das-Proteinas

Dicas para uma dieta de alta proteína

Perder peso comendo carne, hambúrgueres, queijo e bacon? Tudo sem sentir fome? Como não amar? Os amantes de carne reuniram a alta proteína, com as baixas calorias como Atkins, Zone, Power Protein, e Sugar Busters. Embora essas dietas funcionem, você precisa considerar os cuidados, os riscos e benefícios antes de decidir se é a dieta certa para você. Veja aqui dicas para uma dieta de alta proteína.

Quantidade de proteína.

A maioria dos americanos consomem entre 12% e 18% de calorias das proteínas. Com uma dieta rica em proteína, pode ser muito mais do que isso. Você pode consumir metade proteína e metade caloria no seu dia-a-dia. A maior parte dessa proteína extra vem de fontes animais, como carne, ovos e queijos. Muitas vezes, essas dietas restringem severamente alimentos como cereais, grãos, frutas e legumes. Será que elas funcionam? A pesquisa diz que sim.

Como a dieta de alta proteína funciona?

Quando você corta os carboidratos, você perde peso rapidamente, porque você perde água. Então, sem carboidratos extras, o corpo começa a queima sua própria gordura. Isso é chamado de cetose. Isso pode tornar a dieta mais fácil porque você sente menos fome. Mas cetose pode causar dores de cabeça, irritabilidade, náuseas, problemas renais, e palpitações cardíacas.

A dieta de alta proteína é segura?

Médicos especialistas não concordam. A associação americana do coração não recomenda dietas de alta proteína. Muitas carnes gordurosas e alimentos lácteos podem aumentar o colesterol e o risco de um ataque cardíaco. Não comer legumes e grãos priva seu corpo de fibras e nutrientes importantes. Mas dietas de alta proteína podem ajudar a combater a obesidade. Uma dieta mais moderada, que corta a gordura, mas não corta muitos carboidratos, pode funcionar com segurança.

Iniciando uma dieta de alta proteína

Seja exigente. As dietas de alta proteína são nutritivas mas são pobres em gordura e incluem alguns carboidratos. Evite deitas extremas, com grandes porções de carnes gordurosas e não muitos vegetais e grãos. O seu médico é capaz de te aconselhar uma dieta equilibrada.

Diga sim para a carne vermelha

Ninguém pensa em proteína quando vê um um bife suculento. Não pense mais isso, se você escolher um corte magro, você vai ter todas as proteínas com muito menos gordura. Na verdade, um corte magro de carne como um bife tem menos gordura saturada que um peito de frango sem pele.

Não deixe de lado a carne de porco.

A carne de porco oferece muita proteína sem muita gordura, se você saber qual tipo comprar. Procure sempre por lombo, costeletas, bife do lombo, ou bifes omoplata. Além do mais, os cortes disponíveis hoje são 31% mais magro do que eram há 20 anos atrás.

Coma peixe.

O peixe é um acéfalo, ele é carregado com proteína e são quase sempre pobres em gordura. Mesmo os peixes que têm mais gordura, como o salmão ou o atum, são boas escolhas. Isso porque a gordura destes peixes são geralmente o tipo saudável para o coração conhecido como ômega 3 e ácidos graxos. A maioria das dietas não contêm essas gorduras que podem diminuir o risco de câncer, artrite e doenças cardíacas.

Os ovos são uma forma barata de proteína

Os ovos têm muito colesterol, mas consumindo-osuma vezao dia é seguro para adultos saudáveis. A gema tem todo o colesterol e menos de metade da proteína, então você pode optar pela clara. Mas mesmo se você comer a gema, lembre-se que apenas uma pequena quantidade de colesterol entra em sua corrente sanguínea. As gorduras saturadas e gorduras trans são mais propensos a aumentar os seus níveis de colesterol.

Mais proteína, mais riscos?

A comunidade médica tem preocupações com dietas de alta proteína, especialmente quando feita a longo prazo. Dietas que são ricas em gordura saturada e pobre em fibras, como muitas dietas de alta proteína, podem aumentar os níveis de colesterol e risco de doença cardíaca e ou acidente vascular cerebral. Outros riscos de saúde potenciais quando as dietas ricas em proteínas são feitas a longo prazo incluem ossos quebradiços (osteoporose) e doença renal.