Nutrição

Como combater o mau humor durante a dieta

Por Redação Doutíssima 31/05/2013

Dieta-dos-Pontos-132

Durante o período de dieta é muito comum o mau humor e a irritabilidade aparecerem para atrapalhar o processo de emagrecimento. Mas a boa notícia é que essas alterações de humor podem ser controladas com dois elementos importantes: a nutrição preventiva e o autoconhecimento.

A nutricionista, farmacêutica e bioquímica Lucyanna Kalluf afirma que alguns alimentos são importantes por possuírem nutrientes que regulam os neurotransmissores. Tais substâncias químicas são responsáveis pela comunicação entre as células e proporcionam o aumento das sensações de prazer, bem-estar, ânimo, além da redução do estresse e ansiedade.

Alimentos ricos em vitamina B6, triptofano, magnésio e cálcio

b6

Eles promovem equilíbrio em neurotransmissores importantes, como a dopamina, noradrenalina, serotonina e endorfina, atenuando assim o mau humor e a irritabilidade. Desta forma, a inclusão desse tipo de alimento na sua dieta, através da alimentação preventiva, melhora da atividade cerebral ao estimular a produção desses neurotransmissores.

Alimentação saudável e equilibrada espanta o mau humor

images

Manter uma alimentação saudável e equilibrada também é fundamental, seja para emagrecer ou manter o humor em dia. Segundo Kalluf, é importante prover as necessidades nutricionais básicas diárias, incluindo vitaminas e minerais, e aumentado a ingestão de frutas e verduras. O ideal, por dia, seria comer cinco porções de frutas e dois pratos de hortaliças, com muitas folhas verde-escuras.

Autoconhecimento

Outro fator que ajuda a manter o bom humor durante as dietas é o autoconhecimento. Marco Antonio De Tommaso, psicólogo e psicoterapeuta especialista em programas de emagrecimento, explica que a comida funciona como um redutor de tensão a curto prazo. Quando há uma diminuição na quantidade ou na qualidade da comida, as emoções vêm à tona trazendo irritação, nervosismo e mau humor.

Tommaso esclarece ainda que a origem desse comportamento pode estar na primeira infância. “Ao se expressar pelo choro, o bebê é acalentado pelo peito da mãe, sendo este o primeiro modelo que o ensina a consolar a tensão por meio do alimento”, explica.

Analisando através desta perspectiva, a obesidade pode ser entendida como uma forma inadequada de expressarmos nossas emoções. Diante disso, o psicoterapeuta orienta para que se busque tentar identificar quais emoções estão por trás da comida. Desta forma se tem mais chances de emagrecer e permanecer magra, e de evitar as possíveis alterações de humor em decorrência desse processo.

Fonte: Uol