Filhos

Mãe com filha adolescente: veja 15 dicas para o entendimento

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

Acusações lançadas, portas fechadas e silêncio. Esses podem ser comportamentos comuns em um relacionamento entra mãe e filha adolescente. Muitas vezes isso ocorre porque a mãe vê a filha como extensão de si mesma, enquanto a jovem está tentando desenvolver independência e individualidade próprias. Para resolver isso, cada uma precisa ceder um pouco.

 

Você é adolescente e acha que sua mãe tem expectativas altas demais sobre seu futuro? Pois saiba que isso é algo positivo. Um estudo Universidade de Essex disse que mães insistentes criam filhas com menor probabilidade de gravidez precoce e com maiores chances de ir para a universidade. Além disso, elas são menos propensas a ficar desempregadas ou ganhar baixos salários.

adolescente2-doutissima-istock-getty-images

Mudanças nas atitudes de mãe e filha ajudam a manter um relacionamento saudável. Foto: iStock, Getty Images

 

Mãe e filha adolescente: como ter uma boa relação

Algumas dicas podem ajudar esse relacionamento entre mãe e filha. Veja como agir:

 

1. Primeiro passo

 

Não espere a outra dar o primeiro passo. É importante que alguém tome a iniciativa de começar a melhorar a situação – ao menos tentar.

 

2. Mude

 

Muitas vezes não é apenas a outra pessoa que precisa mudar. É preciso rever nossas ações e pensamentos. Caso encontre um erro, corrija-o.

 

3. Expectativas realistas

 

Muitas vezes mãe e filha têm expectativas idealistas demais sobre o relacionamento. Por isso, reconheça cada avanço e seja realista.

 

4. Comunique-se

 

É um desafio comum para mães e filhas. As mães precisam entender que a filha mudou desde a infância – e respeitar isso.

 

5. Ouça

 

De verdade, ou seja, reflita sobre o que a outra pessoa está dizendo sem assumir que “já sabe”. Do contrário, tanto mãe ou filha podem sentir-se ignoradas.

 

6. Conserte já

 

Um dos princípios fundamentais para um bom relacionamento é resolver os problemas rapidamente. Resolva os danos assim que eles acontecerem, sem deixar para depois.

 

7. Coloque-se no lugar dela

 

Quando entrar em conflito, tente pensar sobre o que a outra está passando e como tudo está sendo difícil para ela também.

 

8. Perdoe

 

O perdão é a chave para o bem-estar. Chame a atenção, mas não continue remoendo sentimentos prejudiciais à relação.

 

9. Respeite sua individualidade

 

Muitas mães querem que as filhas não repitam seus erros, mas com isso podem tentar forçar uma versão melhorada de si mesmas. É preciso ter respeito e aprender a respeitar a individualidade da sua filha.

 

10. Concorde em discordar

 

Mães e filhas discordam sobre muitos temas – casamento, paternidade, carreira, entre outros. Elas costumam tentar convencer a outra a mudar essas opiniões. Não faça isso, já que respeitar a opinião alheia pode ser a melhor forma de evitar conflitos desnecessários.

 

11. Tenha calma

 

Antes de responder qualquer coisa maluca que poderia magoar mãe ou filha, conte até cinco. A mágoa pode ser ainda mais perigosa nessa fase.

 

12. Elogie

 

Muitas adolescentes dizem só receber críticas das mães. Talvez isso nem seja verdade, mas é possível que indique falta de elogios. Por isso, tente elogiá-la mais e criticá-la menos.

 

13. Limites

 

Melhorar essa relação não significa permitir tudo, mas sim estabelecer limites e fazer com que eles não atrapalhem o convívio. Com uma relação aberta e flexível, dificilmente a adolescente irá tentar transgredi-los.

 

14. Não leve problemas a terceiros

 

É comum mães e filhas levarem para alguém o conflito. A filha pode envolver o pai porque a mãe a está deixando louca, por exemplo. De qualquer forma, prefira falar diretamente com a pessoa.

 

15. Demonstre amor

 

Nada melhor do que demonstrar seu amor para quebrar gelo e tensão em um relacionamento. E nenhum é mais bonito do que o existente entre mãe e filha. Com isso, vocês podem passar por essa fase juntas, sem nenhum conflito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre adolescente? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!