Filhos

Veja como você pode ajudar seu filho a evitar o uso de palavrões

Por Redação Doutíssima 16/08/2014

Crianças pequenas estão sempre aprendendo palavras novas. Porém, eventualmente, algumas delas podem ser os chamados palavrões. Cabe aos pais orientar o filho sobre o uso impróprio do termo. Mas é preciso tomar cuidado: muitas vezes a proibição de se usar uma palavra, pode ocasionar na sua popularização.

Uso de palavrões pode ser evitado

Os pais devem agir de forma a ensinar bons modos aos seus filhos, ao mesmo tempo em que ele, involuntariamente, pode inserir novas palavras em seu vocabulário. Neste artigo, veja como lidar com esse problema na sua casa. Seguindo todas as dicas, você certamente evitará que os palavrões dominem o linguajar da criança.

palavrões

Pais devem adotar uma estratégia para coibir o uso de palavrões por seus filhos. Foto: Shutterstock

Como lidar com filhos que falam palavrões

Não incentive

A mais comum das reações, quando um filho pequeno fala um palavrão pela primeira vez, é dar uma risada ou até pedir para ele repetir. Mas isso é um erro: a criança entenderá que está agradando e repetirá a palavra exaustivamente, não importando o que você faça.

Não se mostre zangado

A melhor saída para que a palavra seja esquecida, é mostrar desinteresse. Se você apresentar uma irritação pelo uso exagerado de palavrões, a criança, imediatamente, notará como chamar a sua atenção no futuro.

Apresente alternativas

Nem todas as crianças tem noção de que estão falando um palavrão. Se possível, ensine uma variação do termo que não seja algo feio de se dizer. O pequeno não passará mais por “mal educado” e terá um novo termo a agregar no seu vocabulário.

Diga “não”

Se a criança fizer o uso do palavrão para pedir algo, negue o pedido. Apenas dê o que a criança pede se ela não utilizar termos inapropriados. Dependendo do caso, pequenos castigos também podem ajudar na didática.

Cuide do seu vocabulário

Pouco adianta reprimir a criança pelo uso de palavras indevidas, se é você quem involuntariamente as ensina. Evite usar esses termos quando estiver próximo de algum jovem.

Identifique a origem

Muitas vezes, os palavrões são aprendidos nas escolinhas, com coleguinhas ou mesmo em programas de TV para uma faixa etária maior. Identifique a origem e tome providências para que isso não aconteça novamente.

Explique o palavrão

Se a criança já for maiorzinha, dependendo do palavrão, você pode explicar o que ele significa. Muitas crianças os repetem sem nem saberem o que estão dizendo. Porém, entendendo o que ele significa, o jovem poderá pensar duas vezes antes de gritá-lo aos quatro ventos.

Palavrão “do bem”

Por mais que grande parte das crianças não saiba o que a maioria dos palavrões significa, eles sabem que são para serem usados em momentos de frustração e raiva. Para evitar o uso dos termos indesejados, a dica pode ser criar uma palavra nova para a criança usar nestes momentos.

Fique atento aos motivos

Se o seu filho está usando palavrões muito seguidamente e tirando a sua paciência do sério, ele pode estar tendo sucesso no que se propôs. Costumeiramente, jovens podem usar esse artifício para chamar a atenção. Passe um tempo maior com ele e compreenda os seus motivos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!