Filhos

Como ensinar seu filho a ser mais confiante

Por Redação Doutíssima 14/03/2014

Ensinar o seu filho a ser autoconfiante pode ser uma tarefa complicada, mas não impossível. Este processo inclui o trato da autoestima, e é o poder de desenvolver saúde mental e social na criança ou adolescente. Ajudar o seu filho a possuir uma autoimagem saudável exige algumas atitudes, e elas podem (e devem) vir da parte do pai.

 

Como ajudar o seu filho a ser mais confiante

 

Melhore a sua própria autoconfiança

Todo pai e mãe deseja transmitir ao filho seus melhores valores e qualidades. Porém, acabam muitas vezes esquecendo seus defeitos. Então, como um pai que não possui autoconfiança pode ajudar seu filho a ser mais confiante? A resposta é simples: trabalhando primeira mente sua própria autoconfiança.

confianteTrabalhe a autoimagem de seu filho

A autoimagem da criança ou adolescente é diretamente ligada à imagem que os outros fazem dela(e). Você pode ajudar seu filho a ser mais confiante agindo de forma positiva, lembrando-o de suas qualidades e talentos. Quando você precisar corrigi-lo, foque na ação realizada por ele, sem generalizar dizendo que ele « é isso » ou « aquilo ». Quando seu filho pedir atenção, dê a atenção necessária, sendo sempre carinhoso com ele.

Brinque com seu filho

Esta dica vale para todas as idades, desde bebê até adolescente. Não há forma mais saudável de mostrar ao seu filho de que ele vale a pena o seu tempo, e de como é prazeroso estar com ele. Uma boa maneira de ajudar seu filho a ser mais confiante é pedir sua ajuda em alguma (ou diversas) tarefas, elogiando-o quando ele a concluir. Ele perceberá, desta forma, que é útil e bem-vindo em sua vida.

Chame seu filho pelo nome

E explique a ele o significado de seu nome, conte histórias positivas de seus ascendentes. Isso o ajudará a ter orgulho de si mesmo.

confianteEncoraje o uso dos talentos de seu filho

Seja o talento do seu filho nos esportes, instrumento musical ou qualquer outra atividade. As metas, resultados e responsabilidades pode ajudar a perceber o valor que ele tem, além de ajudá-lo a trabalhar a derrota e a vitória, e o prazer de celebrar quando conseguir um objetivo depois de ter trabalhado duro.

Fique de olho nas influências externas

Conheça os amigos, professores e todas as pessoas que convivem com seu filho. Não admita que ele sofra bullying ou qualquer outra agressão.

Encoraje seu filho a se expressar

Estabeleça uma comunicação aberta e sem pressão com seu filho desde sempre, pois isso o fará se sentir à vontade para dizer o que pensa e sente.

Através de pequenos detalhes quotidianos, você mostra ao seu filho sua própria autoconfiança e ajuda-o a ser mais confiante.

 

Não perca o vídeo abaixo explicando como conversar com crianças e adolescentes – o primeiro passo para ensinar o seu filho a ser mais confiante:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como falar sobre pornografia com seu filho adolescente

Como ajudar seu filho em 6 situações constrangedoras

Como ajudar seu filho a perder o medo do escuro

Como lidar com seu filho e a descoberta da sexualidade

Enurese noturna (xixi na cama): o que é? Quais suas causas? Como tratá-la?

8 Dicas para ajudar seu filho adolescente a ter mais auto-estima

Como ajudar seu filho com TDAH a melhorar seu desempenho escolar