Filhos

5 Ideias de disciplina para uma criança desobediente e que não escuta

Por Redação Doutíssima 03/02/2014

Depois do amor, a disciplina é a segunda coisa mais importante que você ensina às crianças. Disciplina, na verdade, significa ensinar e não castigas, como muitos pais pensam por aí.

O objetivo da disciplina é o autocontrole, ensinar seu filho a reconhecer quando está indo longe demais e a hora de parar.

conheca-o-manual-antibirra-91397-2

Sabemos que uma criança de 4 ou 5 anos se sente segura de si mesmo quando ela já conhece seus próprios limites, ela consegue se controlar e a deixa com muito orgulho. A criança desobediente não conhece seus limites e continua  a comportar-se mal até que um adulto tenha que interferir.

Mas como transportar isso para os filhos? Veja aqui 5 maneiras para ajudá-la:

Deixe- o pensar um pouco

Uma das melhores invenções depois da chupeta para os papais e mamães de plantão foi com certeza, o cantinho da disciplina. O método só não vale no quarto da criança, mas pode ser aplicado em qualquer outro cômodo da casa, em um canto onde seu filho não tenha acesso a nenhum tipo de distração. É recomendado para as crianças com menos de 7 anos e não existe tempo limite para o castigo, a criança só sai do canto quando ele reconhecer o que fez de errado e pedir desculpas.

Punição sem violência

O mais importante é ensinar ao seu filho o que é certo e o que é errado, pois ninguém nessa vida nasce sabendo de tudo. Portanto, já sabendo o que não deve fazer e se o seu filho ainda insistir, você precisa puní-lo. No entanto, a violência não é justificada, nunca devem utilizar de violência para disciplinar. Hora de usar a criatividade para mostrar o que ele perde quando comete infrações. Você pode usar o cantinho da disciplina, ou proibí-lo por um tempo de brincar com os vizinhos e amigos do prédio na rua, jogar videogame ou usar o computador.

Ensinar a importância dos limites

Regras estão presentes por toda nossa vida em sociedade, portanto, prepare o seu filho para respeitá-las. Em casa, na escola, no trabalho, na casa da vó, não importa o lugar, ele terá que conviver com regras de superiores. Segundo Chris Poli, a supernanny do programa de disciplina de crianças na televisão “Voltar atrás em uma decisão demonstra falha na autoridade. A criança ficará confusa diante de sua mudança de idéia.”

Prêmios de recompensa

Agir de maneira correta nem sempre é o caminho mais fácil, mas ainda é necessário fazê-lo. Quando a criança deixa de brincar por conta da hora, arruma seus brinquedos sem preguiça  e consegue se controlar em um momento de raiva, ela precisa ser reconhecida e recompensada. De acordo com a técnica da Supernanny, você pode criar um mural na casa ou um papel de anotações, onde você desenha uma estrelinha cada vez que seu filho se comporta de maneira correta. Quando ele atingir um certo número de estrelas, você pode premiá-lo com um doce, um brinquedo novo ou um passeio.

Converse olhando nos olhos

Em uma relação entre pais e filhos, a conversa olho no olho quando você está passando uma lição ou dando alguma ordem é muito importante. Essa atitude mostra que você está passando autoridade, seriedade e mantém a criança concentrada no que você está falando.