Filhos

Nada de choro: como deixar o bebê calmo no primeiro banho

Por Redação Fortíssima 18/12/2015

Muitas vezes o primeiro banho de um recém-nascido é uma experiência estressante. É possível que não goste, chore e resmungue, mas isso é normal porque se trata de algo novo para ele.

Mas, com um pouco de prática, você e ele começarão a se sentir mais confortáveis nessa hora. Comece aprendendo noções básicas de banho para bebê.

Bebê tomando seu primeiro banho

Quando você for com o bebê para casa, é desnecessário banhá-lo todos os dias. Foto: iStock, Getty Images

O que você precisa saber antes do primeiro banho

É prática comum banhar bebês ainda no hospital e os pais geralmente são incentivados a participar. Porém, isso não precisa ser feito logo após o nascimento. Em 2010, pesquisadores do Centro Médico de Boston aumentaram o tempo de espera para banhos de recém-nascidos em pelos menos 12 horas após o nascimento.

Eles descobriram que esse atraso esteve associado a um aumento significativo nas taxas de aleitamento materno exclusivo. Foi sugerido que isso esteja relacionado a menos estresse pós-parto, quando os pequenos estão lutando para estabilizar suas temperaturas.

Além disso, uma pesquisa publicada no American Journal of Obstetrics & Gynecology indica que o bebê possui uma proteção natural – o vernix – que contém proteínas antimicrobianas que são ativadas contra patógenos perinatais comuns. Em outras palavras, eles não aconselham o banho logo ao nascer.

Então, quanto tempo esperar? A Organização Mundial de Saúde aconselha atrasar o banho em 24 horas. Quando você for com o bebê para casa, é desnecessário banhá-lo todos os dias – nos primeiros limpe com fraldas úmidas apenas nas áreas de maior atenção, como rosto, pescoço e bumbum.

Como dar o banho no bebê

Algumas dicas podem ajudar a tornar esse momento agradável tanto para criança quanto para você. Veja algumas delas:

  • Material

Encontre uma banheira feita de plástico espesso que tenha o tamanho certo para seu bebê. Busque um apoio antiderrapante para garantir que ela não se mova durante o banho e um termômetro para medir a temperatura da água.

  • Horário

Escolha um momento em que você não esteja apressada. Muitos pais preferem banhos pela manhã, quando os bebês estão alertas e podem desfrutar da experiência, enquanto outros fazem à noite como parte de um ritual para dormir.

  • Temperatura da água

A morna é a melhor. Para evitar queimaduras verifique sempre a temperatura da água com a mão ou termômetro – o ideal é que esteja perto de 38º C. Além disso, veja se o ambiente está confortavelmente climatizado – lembre-se que o bebê pode ficar resfriado com facilidade.

  • Posição

Use uma de suas mãos para apoiar a cabeça do bebê e a outra para manter e orientar o corpo dele na água – com os pés em primeiro lugar. O apoio de cabeça e tronco deve ser feito com seu braço e mão: envolva-o sob as costas do bebê, segurando-o firme nas axilas. Quando você limpar costas e nádegas, incline-o para frente com seu braço.

  • Sequência

A maioria dos pais começa lavando o rosto do bebê e depois passa para partes mais sujas. Não esqueça de lavar as dobras cutâneas e as genitálias cuidadosamente.

  • Cabelo

Lave o cabelo se ele parecer sujo ou o recém-nascido estiver com manchas escamosas no couro cabeludo. Para isso, apoie a cabeça e os ombros do bebê e massageie suavemente com uma gota de shampoo suave. Enxágue com pano úmido, colocando a mão na testa para evitar contato com olhos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!