Nutrição

Conheça a farinha de banana verde: emagrece e reduz risco de diabetes

Por Redação Doutíssima 06/02/2014

banana_verde_FARINHA

Essa tal farinha que muito provavelmente é desconhecida pela maioria das pessoas é feita justamente com a banana que ainda não amadureceu.

Mas aí você pensa: Comer uma fruta não amadurecida pode fazer mal?! Neste caso a banana está cheia de benefícios (vamos entender melhor), um dos principais deles é o tal amido resistente. Por ser digerido apenas no intestino (e não no estômago), ele traz uma série de benefícios para o nosso organismo, como turbinar a imunidade e por fim melhorar na digestão, até fazem bem aos índices glicêmicos.

Principais nutrientes da farinha de banana verde

beneficios-da-farinha-de-banana-verde-620x291

A tal banana verde pode ter de 55% a 93% de seu amido na forma resistente, uma forma de carboidrato muito mais saudável para o organismo e responsável pela maior parte de seus benefícios à saúde, por ser digerido apenas no intestino delgado e não se converter em glicose que será liberada na corrente sanguínea. Além disso, ela apresenta menos sacarose, um tipo de açúcar natural da fruta.

Além disso, a banana verde tem menos calorias e carboidratos, o que ajuda a reverter o ganho de peso. E possui zero gorduras, o que permite a inclusão de outros alimentos com gorduras boas na refeição.

Não existe uma tabela oficial da farinha de banana verde, mas dois estudos computaram seu teor de nutrientes e chegaram a mesma composição:

Farinha de Banana Verde – 30g (uma porção)

 

  • Calorias  99,1 kcal
  • Carboidratos  22 g
  • Proteínas  0,66 g
  • Gorduras  
  • Fibras 2,66 g
  • Fósforo 57 mg
  • Cálcio 47,1 mg
  • Magnésio 9,24 mg
  • Ferro 0,92 mg
  • Manganês 0,04 mg

 

Fonte: Estudo Caracterização da farinha de banana verde. Ciênc. Tecnol. Aliment. vol. 29 no.2 Campinas Abril/Junho 2009.

Benefícios da farinha de banana verde

Ajuda a emagrecer: Justamente o composto (amido) que ajuda a controlar a fome. Isso porque eles retardam o processo de digestão, pois sua estrutura cristalina torna sua digestibilidade mais difícil. Dessa forma, ele fica mais tempo pelo estômago, melhorando a saciedade e reduzindo o consumo de alimentos nas refeições seguintes.

Reduz a produção de insulina Esse é o hormônio que coloca o açúcar para dentro das células. Portanto, quanto mais glicose for liberada na digestão feita estômago, maior a produção dessa substância no organismo. Mas o amido resistente tem uma função semelhante a das fibras, segurando a absorção desse nutriente, e evitando picos glicêmicos. Por isso, ela é considerada um alimento de baixo índice glicêmico.

Quantidade recomendada de farinha de banana verde

Os especialistas indicam a ingestão de até duas colheres de sopa ao dia da farinha, o que equivale a 30 gramas do alimento.

O ideal é consumir essa farinha com outros alimentos. Ela pode ser misturada a sucos, vitaminas e sopas, consumida com frutas, ou integrar massas de tortas e bolos (fica bom, acredite!).

Riscos

A farinha de banana verde é um alimento fonte de carboidrato, portanto, em excesso pode levar ao excesso de peso e acumulo de gordura. Além disso, o excesso de fibras e amido resistente pode levar a constipação. Use com moderação!