Especialidades

Mito ou verdade: ter animais domésticos diminui risco de alergia?

Por Redação Doutíssima 08/02/2014

A maioria das pessoas têm a idéia na cabeça de que manter animais domésticos em casa como gatos e cachorros possa aumentar as chances de desenvolver alergias a animais de estimação. Mas, estudos nos sugerem exatamente o contrário.

Possuir animais domésticos em casa ou não?

Os animais domésticos na verdade parecem ter um efeito contrário. Pesquisas descobriram que as crianças que são expostas a animais domésticos durante o seu primeiro ano de idade mostram menos probabilidade de desenvolver alergias a gatos e cachorros no futuro.

animais domésticos

O estudo publicado no jornal Clinical e Experimental Allergy pelos pesquisadores em Detroit no Hospital Henry Ford, foi realizado com 566 meninos e meninas desde o nascimento até os 18 anos. Os pesquisadores coletaram regularmente dados das famílias das crianças sobre sua exposição a animais domésticos. Na fase final da pesquisa, os especialistas colheram amostras de sangue dos examinados e testaram sua sensibilidade a cães e gatos.

O resultado foi o seguinte: as crianças que possuíam um gato em casa durante o seu primeiro ano de vida tinham metade da probabilidade de serem alérgicas ao animal em relação aos outros que não tinham contato. O risco baixo também foi observado em meninos que possuíam um cachorro durante a infância. Mas curiosamente o efeito não foi tão forte como em meninas.

A pesquisa concluiu também que a exposição aos animais domésticos em idades mais avançadas não mostrou muita diferença, é o contato durante a infância, principalmente no primeiro ano de vida que importava.

 

animais domésticos

“O primeiro ano de vida é um período crítico na infância, quando a exposição doméstica a cães e gatos influencia a sensibilidade a tais animais”, afirmaram os autores do estudo.

Os pesquisadores dizem que esta capa protetora esteja relacionada à maior quantidade de germes na casa. Os estilos de vida extremamente limpos e higienizados estimulariam o aumento de alergias e asma, pois não despertariam o sistema imunológico da criança.

Mas é preciso lembrar os pais que em qualquer sintoma alérgico aparente, é fundamental procurar um médico. Assim ele poderá orientar a melhor forma de tratamento.

Com os resultados mostrados acima, não devemos nos preocupar com os bichinhos dentro de casa e enxergá-los como vilões das alergias. Não é necessário dar o seu bichinho embora com a chegada de um bebê em casa.

Além dos benefícios para a saúde de prevenção de alergias, o contato com os animais domésticos estimula outros aspectos do ser humano como cuidado, responsabilidade e amor. Quando as crianças convivem com animais desde cedo, ela aprende o sentimento de respeito que se deve ter com relação aos animais.

Saiba mais:

Animais de estimação trazem benefícios à saúde humana

Saúde de animais de estimação: Por que o banho e escovação são importantes

Ter um cachorro faz bem para a saúde!

Como saber se você tem alergia?

Atchim!! O número de pessoas com alergias triplicou nos últimos 40 anos

 Tudo o que você queria saber sobre o teste de alergia

Alergia nos olhos: entenda porque acontece