Vitaminas

Você conhece os benefícios da vitamina B3? Saiba em que ela pode contribuir para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

Quais são os benefícios da vitamina B3?

vitamina b3
Vitamina B3: científicamente conhecida como Niacina, também por Vitamina PP ou Ácido Nicotínico, é uma vitamina hidrossolúvel que desempenha um importantíssimo papel no que concerne a melhora do funcionamento do metabolismo, assim como seu aceleramento. Além disso, ela também trabalha removendo substâncias químicas tóxicas do corpo e auxiliar na produção de hormônios sexuais e relacionados ao estresse.

Ela é essencial para queimar a gordura do corpo e reduzir o colesterol, além de regular os níveis de açúcar no sangue. A falta desta vitamina causa a chamada Pelagra, uma doença que possui como principais sintomas a diarreia, dermatite, inflamações na boca e, em casos mais graves, delírios psicológicos e amnésias. Até mesmo uma baixa da Niacina pode levar à irritabilidade, dificuldade de concentração, cansaço generalizado, ansiedade, apatia e depressão.

Mas passemos para o lado positivo deste elemento presente em vários alimentos que podemos encontrar e consumir quotidianamente. Logo abaixo você confere uma lista com alguns deles e a quantidade de vitamina B3 presente em cada 100 gramas.

Alimentos Quantidade de vitamina B3 por 100g

vitamina b3

Levedo de cerveja – 38,1 mg
Fígado de vitela cozido – 16,9 mg
Amendoim – 14,6 g
Bife de fígado – 14,4 g
Frango cozido – 13, mg
Cavala cozida – 10,7 mg
Truta cozida – 8,8 mg
Salmão cozido – 8 mg
Vitela cozida – 7,9 mg

Outros benefícios da vitamina B3:

• A niacina é usualmente prescrita por médios para diminuir os níveis de LDL e triglicérides de gorduras.
• Reduz o risco de cancro, pois estudos apontam que a niacina é responsável por manter à níveis razoáveis o ADN por meio da regulação adequada do gene supressor de tumor p53.
• Retarda a progressão de pessoas soropositivas, pois alguns pacientes que foram tratados com níveis mais elevados de niacina demonstraram retardo na progressão dos sintomas mais comuns da SIDA.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais: