Medicina Alternativa

Mastite: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

O momento da amamentação é único na vida de uma mulher. É quando ela mais vai curtir o bebê e estabelecer uma relação de intimidade. Mas é também nessa fase que a mulher está mais suscetível à mastite, uma inflamação da glândula mamária que provoca inchaço, rachaduras, endurecimento, dores e hipersensibilidade no seio afetado. Só quem já sofreu com esse problema sabe o quanto ele é desconfortável.

 

mastite

Receitas caseiras aliviam o desconforto da mastite. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre a mastite

 

Embora seja mais comum em mulheres que estão amamentando, a doença não é restrita a elas.  Ainda que este tipo de inflamação da mama deva ser examinado por um especialista para receber o tratamento mais indicado, existem várias receitas de remédios caseiros que são grandes aliados na redução dos incômodos sintomas.

 

Métodos caseiros contra a mastite

 

Massagem

Prepare uma infusão de camomila e faça uma massagem no seio afetado, especialmente se você está amamentando, pois é a massagem que vai ajudar a desbloquear os vasos de leite e auxiliar na sua fluidez, eliminando, assim, a causa da mastite e auxiliando na cura.

Mas atenção: a massagem deve ser sem muita pressão e com a ponta dos dedos. Em loção ou cataplasma, as flores da camomila podem ajudar a tratar também os mamilos doridos.

Folhas de couve

Um dos melhores anti-inflamatórios naturais, a folha de couve é um poderoso aliado contra a mastite. Coloque as folhas de couve manteiga (de preferência a verde-escura) crua sobre o seio e deixe o maior tempo possível.

Tomilho

Poderoso antibacteriano e desinfetante natural, o tomilho pode ser uma boa solução para tratar a mastite. Prepare uma infusão de tomilho, umedeça nela uma compressa ou gaze e coloque sobre os seios durante 20 minutos.

Óleo de rícino

Pode ser empregado para fazer massagens nos seios. Use umas gotinhas deste óleo. Ao finalizar as massagens com óleo de rícino, deve enxaguar a região com água morna e lavá-la com um sabão neutro.

Alho

Devido às suas poderosas propriedades antibióticas, o alho é um excelente remédio para tratar infecções como a mastite. A receita inclui o consumo de quatro a seis dentes de alho todos os dias. Se for difícil ingeri-lo sozinho, amasse o alho com azeite e coloque dentro de um pão – fica muito gostoso.

Compressas

As compressas são muito importantes para aliviar os sintomas da mastite. Você pode fazê-las com infusões variadas. Uma delas é a de alecrim. Ela reduz bastante as dores causadas por essa desconfortável infecção. O alecrim contém substâncias anti-inflamatórias e, por conta disso, também ajudará a diminuir o inchaço da região.

Echinacea

Também conhecida como Flor-de-cone, púrpura ou rudbéquia, esta planta tem propriedades que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a eliminar as infecções, entre elas, a infecção das mamas.

Descanso

Descansar é fundamental no caso de qualquer infecção. Quanto mais você descansar, mais seu corpo vai estar fortalecido e mais rápido você vai se livrar da mastite. Tome cuidado, entretanto, para não deitar de bruços e pressionar os seios, porque isso pode ser prejudicial.

Se você sofre dessa condição durante a lactação, use as receitas caseiras, mas nunca deixe de consultar um médico, principalmente em caso de piora dos sintomas.