Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com alfavaca

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

A alfavaca é bastante presente na culinária brasileira. Muitos não a conhecem por seu nome original, porque é popularmente chamada de manjericão, folha larga, manjerona ou alfavaca-de-vaqueiro. E por ser muito usada na gastronomia, devido ao seu excelente sabor e aroma, há muita gente que não sabe que essa planta tem inúmeras propriedades medicinais.

 

Benefícios da alfavaca

 

Essa planta, que pode ser bebida em infusão, é adstringente, antibacteriana, antidiarréica, antifúngica, anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antisséptica local, antiviral, carminativa, expectorante, hipoglicemiante e sedativa.

 

alfavaca

A alfavaca, além de tempero delicioso, é uma planta medicinal. Foto: iStock, Getty Images

Entre as indicações para uso da alfavaca, está o no tratamento de problemas renais, digestivos, respiratórios, em caso de tosse, febre, pneumonias e bronquites. Sintomas como catarro, enxaqueca, gripe, náuseas e problemas na garganta são combatidos e evitados pelo chá com facilidade. Além disso, ele é um grande aliado das jovens mães, aumentando a lactação. Conheça algumas das melhores receitas com esse ingrediente.

 

Melhores remédios caseiros com alfavaca

 

Chá para dores de cabeça

Ferva 30 gramas de folhas de alfavaca em dois copos de água e deixe repousar por sete minutos. Beba ainda quente. O mesmo serve para cólicas menstruais e desconfortos abdominais.

Emplastro para eliminar aftas

Moa bem, com a ajuda de um pilão, algumas folhas de manjericão, e coloque sobre as aftas, deixando agir pelo maior tempo possível sobre a área da lesão.

Dores de estômago e espasmos intestinais

Faça uma infusão de folhas secas da erva e água, acrescentando gotas de limão. Beba gelado, com pedras de gelo, na quantidade que você quiser. Só a temperatura mais baixa já ajuda a acalmar o desconforto. Somada aos benefícios da planta, o resultado é bastante rápido.

Queda de cabelo

Reduza folhas frescas da planta em uma panela com duas colheres de água e deixe esfriar. Bata no liquidificador e aplique no couro cabeludo para ter ação adstringente e facilitar a vinda de novos fios. Massageie a cabeça e deixe agir por 10 minutos, lavando normalmente em seguida.

Inflamação na gengiva

As folhas frescas fervidas durante 10 minutos convertem-se num elixir para lavagem da boca, que elimina naturalmente a gengivite, acalmando as mucosas e conferindo hálito fresco, sem a necessidade de enxaguantes bucais – que muitas vezes contém álcool.

Amigdalite

Ferva um punhado de folhas frescas em meia xícara de água. Espere esfriar e faça gargarejos pela manhã e à noite, deixando a infusão entrar em contato com as áreas irritadas da garganta. A alfavaca tem propriedades cicatrizantes que desinfetam diretamente o local e tratam a inflamação com seus princípios ativos calmantes, acabando com a sensação de garganta ressecada.

Olheiras e pele cansada

Com as flores da planta de alfavaca pode-se fazer cataplasmas, moendo, com a ajuda de um pilão culinário, e aplicando nas áreas atingidas. O mesmo serve para aliviar pálpebras – depois de muito choro -, lábios ressecados e mamilos doridos de amamentação.

Indisposição e cansaço

Além da ingestão do chá de folhas de manjericão, banhos aromatizantes também são recomendados. Ferva as folhas, secas ou frescas, em dois litros de água, espere amornar e despeje sobre o corpo após a higiene diária. Além de aromatizar, as propriedades ativas da planta vão deixar o corpo energizado e a pele revigorada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!