Qualidade de vida

Estresse no trânsito leva ao adoecimento. Veja como evitar

Por Redação Doutíssima 09/07/2014

A cada dia que passa, ficamos mais horas no trânsito. Contudo, ficar preso em engarrafamentos pode trazer muitas consequências, além de chegar atrasado a compromissos ou iniciar o dia de mau humor. Estudos indicam que o estresse no trânsito pode causar transtornos à saúde ao longo do tempo.

 

Outras dicas de como evitar o estresse você encontra no Fórum Doutíssima

 

O estresse no trânsito e a saúde

O estresse no trânsito se expressa no nosso organismo através de alguns sintomas que, muitas vezes, não são associados a ele, como dores de cabeça e nas articulações, além de aumento dos batimentos cardíacos.

estresse-no-transito

Passar por estresse no trânsito aumenta três vezes a chance de ataque cardíaco. Foto: Shutterstock

Riscos do estresse no trânsito

Um estudo alemão descobriu que pessoas que enfrentam congestionamentos no trânsito têm três vezes mais chance de sofrer um ataque cardíaco do que as que não passam por essa situação. Outras consequências decorrentes do estresse no trânsito são as tensões musculares na região do pescoço e ombros.

Além disso, o estresse no trânsito leva o motorista a sentir fadiga, ansiedade e irritabilidade, o que pode gerar uma condução agressiva, segundo o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) – órgão que regulamenta o trânsito nos Estados Unidos. Dessa forma, em consequência do estresse no trânsito, o indivíduo dirige um veículo colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas.

Como evitar o estresse no trânsito

Lembre-se que não é só por que você está preso em um engarrafamento que tem que sofrer com o estresse no trânsito. Use esse tempo como uma vantagem para liberar a tensão do dia. Coloque uma música relaxante e você vai se sentir muito melhor quando você chegar ao seu destino!

A respiração é fundamental para combater a chegada do estresse no trânsito, por isso, é importante iniciar com um ritmo relaxado para acalmar o ânimo durante um longo congestionamento.

As respirações longas e profundas podem liberar imediatamente as tensões. Inspire pelo nariz e expire pela boca, pelo menos, quatro vezes. Respirar regularmente vai ajudar a aumentar a oxigenação do seu cérebro e faz com que o corpo lide melhor com a situação e com o estresse no trânsito.

Mais dicas contra o estresse no trânsito

Depois de um longo dia sentado no escritório, você está propenso a algumas tensões em todo o corpo, principalmente no pescoço. Por isso, enquanto você estiver parado em um sinal ou em um longo congestionamento, com as duas mãos no volante, tente rodar a cabeça em um semicírculo, em ambas as direções.

Se há um determinado ponto que precisa de algum alongamento extra, segure um pouco mais. Em seguida, mantendo as duas mãos no volante, olhe para o seu peito e faça movimentos curtos com a cabeça, como se estivesse fazendo um movimento de “não”. Assim, você manterá o estresse no trânsito sob controle.

Já quando você está em uma longa fila de carros, levante as mãos para cima e respire profundamente. Enquanto você expira, dobre o corpo para a frente, de modo que sua parte superior do corpo fique sobre o volante. Respire profundamente mais algumas vezes para relaxar todos os músculos.

Em seguida, atravesse um braço sobre seu peito e use o outro para puxar o cotovelo em direção ao corpo, repetindo nos dois lados. Estes exercícios irão liberar a tensão na região lombar, o que é ótimo para ficar bem longe do estresse no trânsito.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!