Bem-Estar > Qualidade de vida

4 coisas que você precisa saber para começar a praticar corrida

Por Francine Costanti 06/09/2019

Cada vez mais pessoas têm buscado adotar um estilo de vida mais saudável, com maiores cuidados com a alimentação e hábitos sustentáveis. Também entra no pacote a prática de exercícios físicos com regularidade, que ajudam a manter a boa forma, diminuir o estresse e elevar a autoestima. Se você também está nesse momento da vida, que tal começar a praticar corrida?

Conversamos com o educador físico e personal trainer Kaique Barreto, que dá dicas para quem quer começar a correr, mas ainda tem dúvidas sobre a prática. Veja abaixo!

correr em jejum

Praticar corrida pode influenciar positivamente em vários aspectos da vida. Foto: iStock

1) Benefícios da corrida para a saúde 

Praticar corrida vai muito além do fator emagrecimento, ainda que muitas pessoas a procurem apenas com esse objetivo. Segundo Kaique Barreto, correr pode influenciar positivamente vários aspectos da vida, ajudando no controle de doenças psicossomáticas, na melhora dos níveis de estresse e depressão, aumento da autoestima, melhora do condicionamento físico, da qualidade do sono e da eficiência do metabolismo e diminuição dos níveis de colesterol e riscos de infarto, entre outros.

É importante lembrar que os treinos devem feitos de acordo com a condição física de cada indivíduo, evitando possíveis lesões. “Procure sempre um educador físico qualificado para montar um planejamento de corridas de acordo com suas necessidades e limitações”, aconselha. 

Quanto ao gasto calórico, ele vai depender de diversos fatores, como altura, idade, peso, sexo e nível de treinamento. Um indivíduo do sexo masculino com médio porte e nível de treinamento intermediário que irá realizar um treino de 60 minutos com intensidade moderada, por exemplo, terá um gasto médio de calorias em torno de 400 kcal a 500 kcal. 

Saiba como escolher o melhor tênis para corrida

2) Frequência de treino 

A frequência em que você deverá praticar corrida vai depender da sua disposição e objetivos. “Independentemente de qual for o treino, não existe algo padronizado que funcione para todos. Cada indivíduo responde de diferentes formas aos estímulos”, explica o personal trainer. 

Assim, é fundamental analisar a capacidade física e os objetivos de forma individualizada antes de se determinar a frequência, volume e intensidade dos treinos. Contudo, a recomendação clássica para a prática de exercícios aeróbicos é de 3 a 5 vezes na semana com uma duração entre 20 e 60 minutos. Essa média é o suficiente para maiores ganhos de performance e minimizaria os riscos de possíveis lesões.

E não esqueça: antes de começar o treino, faça sempre um aquecimento. Isso é indispensável para um bom rendimento na corrida, além de evitar possíveis lesões. “Faça alongamentos dinâmicos, exercícios de mobilidade e agilidade. Dessa forma a musculatura, as articulações e o sistema cardiovascular e nervoso estarão preparados para um bom treino”, sugere.

3) Esteira x parque 

Tendo decidido praticar corrida, pode rolar a dúvida: é melhor correr na esteira ou ao ar livre – em um parque, por exemplo?

As duas opções têm vantagens e desvantagens, e é preciso considerar o que pesa mais para você. Começar a correr na esteira da academia pode oferecer maior segurança e permite o acompanhamento de um profissional, assim como o ajuste da progressão do treino. 

“Na esteira, além da praticidade, contamos com um maior ‘conforto’, já que os pisos não mudam, não há buracos, pedras, pessoas no caminho etc. Além disso, dependendo da esteira, há uma leve redução de impactos no nosso corpo, pois algumas delas contam com um sistema de ajustes de absorção de impactos”, explica Kaique Barreto.

Mas correr no parque também tem suas vantagens: além de ser de graça, você estará em contato com a natureza e poderá relaxar e descansar a mente. 

“Acima dessas diferenças, o ideal é o iniciante praticar a atividade onde se sentir mais confortável, começando leve e progredindo gradativamente”, conclui o especialista. 

Como correr 5 km: dicas para conseguir bater a distância

4) Acessórios necessários

Antes de sair para a sua corrida, é preciso atenção à roupa. “O ideal é usar roupas leves e confortáveis para que seja possível realizar os movimentos com facilidade e total liberdade. Utilize roupas soltas, se possível com o tecido de poliéster (caso não seja alérgico)”, aconselha Kaique.

Na hora de escolher o tênis, leve em conta o local onde você irá correr, seu tipo de pisada (que pode ser neutra, pronada ou supinada) e principalmente a duração do treino. Existem tênis mais leves, voltados para corridas de até 10 Km, e outros com maior amortecimento para longas distâncias. E é claro: o calçado precisa ser confortável!

Por fim, manter-se sempre hidratado é outro segredo para um treino de qualidade. Entre os benefícios da ingestão de água durante a atividade física está a regulação da temperatura corporal e reparação das fibras musculares que recrutamos para correr. Portanto, não deixe faltar a garrafa de água!