Estética

Confira 5 dicas de como acabar com a celulite

Por Redação Doutíssima 18/07/2014

A celulite é sem dúvida a inimiga número um das mulheres. Dependendo dos casos, ela pode afetar a auto estima, a confiança e até a saúde física e mental. Mas o que são esses furinhos horríveis e como é possível acabar com eles? Fique tranquila, acabar com a celulite é menos difícil do que você pensa!

 

celulite

Foto: Shutterstock

 

.

Entenda as origens e descubra como acabar com a celulite

.

O termo “celulite” foi utilizado por médicos franceses para o que acreditavam ser uma forma de gordura que se acumula principalmente no corpo das mulheres, localizada nas coxas, nas nádegas, nos braços e no abdomem, que adquirem uma aparência áspera e com pequenas depressões. No ponto de vista fisiológico, a celulite é uma alteração do tecido conjuntivo causada por um desequilíbrio das células de gordura e do fluxo de líquidos do corpo. O aumento das células gordurosas e das fibras de colágeno levam a essa alteração, deixando os tecidos mal oxigenados e desorganizados. Esse problema não é exclusivo das pessoas acima do peso, pessoas magras podem ter celulites também!

.

Existem alguns fatores que colaboram para desencadear a celulite, dentre eles estão:

.

– Problemas de circulação

– Sedentarismo

– Estresse

– Retenção de líquido

– Tabagismo

– Excesso na ingestão de frituras, doces, álcool e alimentos não saudáveis

– Pouco consumo de água

– Excesso de peso

– Mudança nos níveis de hormônio, como acontece na gravidez.

.

Como acabar com a celulite

.

como-acabar-com-a-celulite

Aprender como acabar com a celulite é desejo de mulheres que têm o problema. Foto: Shutterstock

.

1. Como acabar com a celulite usando a alimentação

.

Uma das soluções para acabar com a celulite é ter uma boa alimentação, visto que o organismo precisa de agentes desintoxicantes para eliminar a gordura. É importante o consumo de alimentos integrais e ricos em fibras capazes de aceler o metabolismo.

.

A maçã possui pectina, que auxilia a neutralizar as toxinas do organismo – folhas verdes desenvolvem a mesma função. O azeite de oliva tem efeito anti-inflamatório útil à prevenção dos edemas celulares.

.

Consuma menos sal! O excesso de sal predispões a retenção hídrica, o que agrava a celulite. Para reduzir o sal nas refeições, abuse de ervas e temperos aromáticos.

.

2. Como acabar com a celulite com água

.

Fundamentalmente, uma das formas de acabar com a celulite está na ingestão de água para auxiliar na eliminação de toxinas – principais formadoras da inflamação. Você pode também beber outros tipos de líquidos, mas fique atento com a quantidade de açúcares e calorias contidos deles.

.

3. Como acabar com a celulite com exercícios

.

Praticar atividade física ajuda no combate à celulite pela diminuição da gordura corporal e também pela melhora da circulação. Invista na sua atividade preferida e pratique pelo menos 3 vezes na semana. O importante é mexer o corpo e suar a camisa.

.

4. Como acabar com a celulite com cosméticos

.

A indústria de cosméticos tem investido muito em produtos para combater à celulite, com cremes de automassagem, por exemplo. O ato de massagear a pele ativa a circulação, auxiliando na eliminação de toxinas das células e melhorando a aparência da pele. Massageie de forma firme, evitando, no entanto, deixar manchas arrocheadas.

.

5. Como acabar com a celulite com tratamentos estéticos

.

Além da indústria de cosmético, as técnicas estéticas também evoluiu bastante no quesito eliminação da celulite. A endermologia é um procedimento que modela o corpo e drena as toxinas. A máquina utilizada na sessão estimula a formação de colágeno na pele, fundamental para eliminar o aspecto de casca de laranja.

.

Já a drenagem linfática é uma técnica utilizada para remover as toxinas e o líquido retido na pele. Por melhorar a circulação, a drenagem linfática é um dos procedimentos de maior eficiência no caso da redução da celulite. O resultado é facilmente percebido pois a drenagem combate diretamente a retenção de líquidos do corpo, por meio do aumento da quantidade de urina eliminada por dia.

.

Além da drenagem linfática, muitas mulheres recorrem também à massagem modeladora. Esse procedimento em si não é destinado à eliminação da celulite, mas visa reduzir as medidas corporais. O que acontece é que a ação de massagem ativa a circulação e assim como as técnicas já citadas anteriormente reduzem o acúmulo de toxinas na célula.

.

 Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!