Dica do Nutricionista

Alimentos termogênicos aceleram a queima de gordura. Conheça os principais

Por Redação Doutíssima 16/07/2014

Para atingir o corpo ideal, é preciso buscar atividades físicas que queimem uma grande quantidade de calorias. No entanto, para auxiliar neste processo, existem os alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e turbinam a queima de calorias, já que o corpo precisa de mais energia para conseguir digeri-los.

Ação dos alimentos termogênicos

Atuando desta forma, os alimentos termogênicos levam a um aumento da temperatura corporal, assim como a queima de calorias, além de trazerem outros benefícios para a saúde.

alimentos-termogenicos

Gengibre é alimento termogênico que também melhora digestão e ajuda em enjoos. Foto: Shutterstock

Conheça os principais alimentos termogênicos

Veja quais são os principais alimentos termogênicos e comece a usar no seu lanche pré-treino.

1. Pimenta

A pimenta lidera a lista dos alimentos termogênicos por ser rica em capsaicina. Esta substância que confere o sabor picante do alimento também gera um aumento no metabolismo de até 20%, quando consumidas 3 gramas diárias de pimenta. Ou seja, pode ajudar a queimar mais calorias.

Além disso, pode prevenir o envelhecimento precoce, ajuda a evitar doenças crônicas e auxilia no sistema circulatório. A pimenta pode ser consumida em diversos pratos, mas cuidado na quantidade!

2. Canela

Um dos alimentos termogênicos que podem favorecer o organismo como um todo é a canela. Além de ter um efeito estimulante, o que auxilia no gasto calórico, a canela age como facilitadora da digestão.

Pela sua ação antioxidante e anti-inflamatória, estudos indicam que a canela também pode contribuir para a diminuição do colesterol total. Para consumir a canela, basta utilizá-la como acompanhamento de frutas ou vitaminas, ou ferver o pau da canela e consumir em forma de chá.

3. Gengibre

Outro item importante da lista de alimentos termogênicos é o gengibre. Ele é o ingrediente mais usado em receitas de suco desintoxicante, porque possui ação anti-inflamatória e aumenta o metabolismo, graças à presença de uma substância chamada gingerol.

Chamada de a raiz emagrecedora, o gengibre também melhora a digestão e pode auxiliar em casos de enjoo. Pode ser consumido em sucos, chás, ou como tempero.

4. Café

Quem diria que o nosso cafezinho poderia nos ajudar a perder peso? Isso ocorre graças à presença da cafeína, uma substância estimulante que auxilia na queima de gordura corporal. Mas cuidado com o consumo exagerado de café, já que este é um dos tipos de alimentos termogênicos que podem afetar o sono e causar casos de ansiedade.

5. Chá mate

Assim como o café, o chá mate faz parte da lista de alimentos termogênicos devido à cafeína em sua composição. Esta substância faz com que o corpo fique em alerta e assim acelerando o metabolismo.

Além disso, algumas pesquisas apontam que o chá mate, além de emagrecer, pode contribuir para a redução do colesterol. Para isso, deve ser tomar uma xícara de chá mate antes das principais refeições.

6. Chá verde

O chá verde é um aliado famoso para o emagrecimento. Por conter altas doses de catequinas e cafeína, possui efeito antioxidante que promove benefícios extras. O auxílio à digestão, o combate aos radicais livres e à retenção de líquidos, a redução de gordura são apenas alguns dos resultados obtidos do consumo deste integrante da família dos alimentos termogênicos.

Assim como o café, o chá verde é estimulante, por isso, seu consumo deve ser controlado, já que pode ocasionar insônia quando ingerido em excesso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba agora mesmo se o seu metabolismo é lento ou acelerado

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer

Nutricionista dá a dica sobre como aumentar o metabolismo. Confira!

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Acelerar o metabolismo com a ajuda de 15 alimentos: conheça quais são

Você sabia que dormir bem pode controlar o gene da obesidade?

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Na luta contra a balança, conheça 13 alimentos que ajudam a emagrecer

Doutor: Quero emagrecer rápido!

Conheça e faça um remédio caseiro para perder a barriga

Remédio caseiro para emagrecer: utilize o poder da natureza para ajudar na perda daqueles quilinhos tão indesejáveis