Filhos

Acampamento de férias é opção divertida e educativa para o seu filho

Por Redação Doutíssima 20/07/2014

As férias escolares são cercadas de expectativas, tanto para as crianças quanto para os pais. Para os pequenos, é a oportunidade de dar um descanso na rotina de aulas. Para os pais, é o momento de ter seus filhos mais tempo dentro de casa

Pais devem cogitar acampamento de férias

Mas nem só de expectativas positivas vive esse momento, já que muitos pais não têm condições de ficar em casa para cuidar de suas crianças e se sentem angustiados com a situação. Se você passa por esse dilema, saiba que enviar seu filho para um acampamento de férias pode ser uma excelente alternativa.

acampamento-de-ferias

Acampamento de férias é experiência importante para amadurecimento da criança. Foto: Shutterstock

É natural, porém, que se tenha algumas dúvidas e medos para enviar os filhos para um acampamento de férias. Várias perguntas surgem na sua mente. É seguro? A criança irá gosta? Como escolher bem um acampamento de férias? Confira abaixo as respostas, e um pouco mais, sobre estes espaços que aliam lazer à educação.

Meu filho está preparado?

Essa é uma pergunta para a qual não existe uma resposta pronta. Você deve levar em conta uma série de circunstâncias relativas ao seu pequeno para decidir se ele está, ou não, pronto para encarar essa aventura, sobretudo sua maturidade.

Saiba, porém, que é legal incentivar seu filho para esse novo tipo de experiência. Especialistas indicam que o acampamento de férias é importante para o amadurecimento da criança, já que a estimula a ter maior responsabilidade e a desenvolver suas habilidades sociais.

Qual é o acampamento de férias ideal?

Essa é também uma questão de difícil resposta pronta. A melhor opção sempre será aquela que mais agrade à criança e aquela que mais transmita segurança aos pais – passando, óbvio, por outros fatores, como valores. Mas alguns aspectos podem pesar na hora de escolher o acampamento de férias ideal.

Normalmente, as questões que você deve levar em conta dizem respeito ao tamanho dos grupos – existe acampamento de férias com grupos pequenos ou grandes de crianças – ao tipo de atividades que seu filho prefere – por exemplo, atividades esportivas ou atividades manuais ou intelectuais.

É importante que você verifique as preferências com seu filho e, a partir daí, comece a pesquisar um acampamento de férias que se encaixe nesse perfil.

O que devo considerar na escolha?

Caso você tenha chegado à conclusão de que seu filho está preparado para essa empreitada e também já conversou com ele sobre o perfil do acampamento de férias ideal, é hora de pesquisar as opções. Nesse momento, leve em consideração os seguintes itens, e proporcione uma experiência inesquecível ao seu filho:

– Limpeza, segurança e comodidade: verifique bem essas questões. Serve não apenas para uma melhor experiência das crianças, mas também para a tranquilidade dos pais.

– Qualificação dos monitores: é importante que os monitores tenham formação profissional em educação.

– Variedade de atividades: esse item é importante, já que a criança pode ir para o acampamento de férias com uma expectativa e ficar frustrada caso a realidade não corresponda. É bacana também ficar atento se não existem esportes ou atividades que resultem em riscos aos pequenos.

– Experiência de mercado: quanto mais antigo for o acampamento de férias, melhor. É um bom indicativo de que os serviços são prestados com qualidade.

– Atendimento médico: é claro que você não vai querer que seu filho usufrua dele, mas verificar se o acampamento de férias tem um bom convênio médico para atendimentos emergenciais pode deixar os pais mais tranquilos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!