Dica do Nutricionista

Comer castanhas por dia reduz o risco de doenças do coração

Por Redação Doutíssima 22/07/2014

Pesquisadores americanos afirmam que comer uma porção de castanhas ou nozes por dia reduz em um terço o risco de desenvolver doenças do coração. Entenda! 

 

doenças do coração

Foto: Shutterstock

 

O fato de o Brasil ser um grande produtor e o sabor delicioso das castanhas já são, sem dúvida alguma, dois grandes motivos para incluir estes produtos em nossa alimentação diária. Mas, cientistas norte-americanos resolveram dar mais um incentivo: estudos afirmam que comer pelo menos uma porção de castanhas por dia reduz em um terço o risco de doenças do coração.

Os resultados publicados na revista online American Journal of Clinical Nutrition mostrou que para cada porção diária de nozes o risco de doenças do coração diminuiu entre 28 e 29%, além do risco de morte por outras doenças que caiu 17 %. No entanto, não houve diferença significativa nas taxas de diabetes entre os casos estudados, bem como uma redução relativamente pequena do risco de acidente vascular cerebral.

De acordo com os cientistas, os benefícios das castanhas e nozes contra as doenças cardíacas estão ligadas à redução do colesterol e da inflamação promovidas por estes produtos. Especialistas de Hua Zhong da Universidade de Ciência e Tecnologia, Wuhan, China e Harvard School of Public Health, em Boston, EUA, analisaram os benefícios de saúde das nozes e castanhas, reunindo dados de uma série de estudos anteriores.

 

Castanhas contra as doenças do coração

 

A última pesquisa, por cientistas americanos e chineses é o último de uma longa linha de estudos que destacam os benefícios de saúde substanciais de incluir nozes como parte da dieta diária. Comer amendoim, castanhas de caju, castanha do Pará ou mesmo nozes, em vez de dar doces ou alimentos gordurosos vai ficar ainda mais gostoso, após a publicação destes estudos.

Os pesquisadores relataram que as nozes e as castanhas limitaram significativamente as taxas de mortes prematuras por doenças cardíacas, além de reduzir também as chances de morte por câncer em 11%. Por conter uma rica combinação de ácidos gordos insaturados, vitaminas, minerais e outros nutrientes, as castanhas trabalham para reduzir o colesterol e reduzir a inflamação no corpo. Eles incluíram 18 estudos diferentes, abrangendo mais de 12.000 casos de diabetes tipo 2, 15.000 casos de doenças do coração e quase 50.000 mortes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Vitaminas e suplementos: 10 perigos que podem surpreendê-lo

Você precisa tomar suplementos?

15 vitaminas e minerais vitais para sua saúde

11 vitaminas naturais para os cabelos crescerem saudáveis

Fontes naturais de vitaminas A, C e D!

5 vitaminas para uma pele mais bonita

Vitaminas: afinal, para quê elas servem?