Dica do Nutricionista > Nutrição

Qual é o melhor horário para eu me pesar? Fuja da dúvida

Por Redação Fortíssima 10/05/2016

Depois de se dedicar na academia e seguir a dieta elaborada pelo nutricionista, é hora de encarar a balança. Neste momento, a maioria das mulheres se depara com um questionamento comum: qual é o melhor horário para eu me pesar? Se há quem acredite que a resposta não faz a menor diferença, os especialistas discordam.

Se você já fez a experiência de subir na balança em diferentes momentos do dia, certamente percebeu que podem haver alterações significativas de acordo com os horários. Isso porque há uma série de variáveis que influenciam o seu peso no decorrer das horas.

qual é o melhor horário para eu me pesar?

O melhor horário para a pesagem é nas primeiras horas da manhã. Foto: iStock, Getty Images

Qual é o melhor horário para eu me pesar?

O nutricionista Breno Lozi aponta que o horário ideal para a pesagem é nas primeiras horas da manhã, depois de ir ao banheiro e antes de tomar o café da manhã. De acordo com ele, esse é o momento ideal para ter uma noção exata do peso corporal – principalmente porque você estará em jejum.

A ingestão de comida (almoço e jantar), o período pré-menstrual e medicamentos que provocam a retenção de líquidos podem apontar resultados negativos e inesperados na balança”, ressalta o especialista. Por isso, o ideal é evitar a pesagem após as refeições e estar atento aos fatores que podem, eventualmente, alterar os números.

Outra dica de Lozi vai para quem utiliza a balança da academia para se pesar: nunca faça isso logo após o exercício físico. O motivo? Quando treinamos, nossos músculos se contraem, o que causa um aumento em sua massa. Além disso, a ingestão de água durante o treino também é um fator que influência.

A nutricionista Fernanda Granja, por sua vez, aponta que o mais importante é se pesar sempre no mesmo horário, independente de qual seja. “De preferência, utilize o mesmo tipo de roupa e suba sempre na mesma balança”, enfatiza.

Mas mesmo que você verifique eventuais alterações, lembre-se de que só o peso não significa necessariamente que você está com mais ou menos gordura, já que a balança não mede esse índice. 

Dicas para interpretar os resultados da balança

Se antes a balança e o índice de massa corporal (IMC) eram os critérios definitivos para detectar se um indivíduo está dentro de um padrão saudável, hoje a história é outra. Atualmente, eles podem ser um sinal de que está errado, mas não uma sentença.

“A balança não é um único indicativo de saúde, mas ela é um bom alerta do que está acontecendo. Se acusar um número maior do que você estava esperando, é bom avaliar outros itens para depois chegar a uma conclusão. Mas confiar somente no número da balança não é o mais indicado”, diz Fernanda.

O motivo é justamente o fato de que somente o peso não é capaz de revelar fatores críticos, como a localização da gordura, a proporção do músculo e a composição corporal de cada pessoa. Ou seja, um diagnóstico mais detalhado requer acompanhamento profissional.

E aí, consegui responder a sua dúvida de qual é o melhor horário para eu me pesar? Depois conte para a gente se funcionou.