Exercícios

Diga adeus à barriga saliente! Confira os principais exercícios para o abdômen

Por Redação Doutíssima 25/07/2014

Uma das maiores dificuldades encontradas por aquelas pessoas que optam por dieta e exercício físico é a eliminação da barriga saliente. Um conjunto de fatores é importante para riscar de uma vez por todas o incômodo de se olhar no espelho e se deparar com a gordura abdominal.

Entre esses fatores, estão a alimentação rica em fibras para regular o intestino e beber bastante água para a retenção de líquidos. Mas, para turbinar o processo, alimentação não é o suficiente. Por isso, separamos os principais exercícios que vão lhe auxiliar a dar um fim de uma vez por todas na barriga saliente.

barriga-saliente

Fazer dieta sem o exercício não traz resultado esperado contra barriga saliente. Foto: Shutterstock

Exercícios para eliminar a barriga saliente

O clássico é válido na operação “xô barriga saliente”. Por isso, nunca deixe de investir na boa e velha musculação, casada com atividades aeróbicas. Aposte em vários tipos de abdominais de forma alternada.

No entanto, entenda que definir os músculos da barriga não é o suficiente. É preciso suar a camiseta e eliminar a gordura acumulada – grande culpada pela barriga saliente. Só assim, a musculatura trabalhada vai aparecer e seu esforço não será em vão.

O ideal para iniciantes é realizar pelo menos trinta minutos de atividade física três vezes na semana. Após o período aeróbico, vale investir no fortalecimento muscular por meio das atividades de abdômen.

Entre os exercícios indicados para essa queima de gordura, a lista é grande e tem para todos os gostos, desde baixa até alta intensidade. Você pode investir na esteira ou na caminhada ao ar livre, na bicicleta dentro ou fora da academia, no spinning (uma aula intensa de pedalada), na natação, nas danças (a zumba tem sido o xodó das academias pela mistura de estilos e alta queima de calorias por hora), nas lutas (como body combate) e nas atividades ecléticas (como o body pump).

Exercícios coletivos, como vôlei, basquete e futebol, também proporcionam uma queima aeróbica adequada para gordura localizada.

Treino de ataque à barriga saliente

Ficou confuso em meio a tantas opções? Nossa sugestão é iniciar devagar: na primeira semana, faça três séries de abdominal reto e três séries de abdominal oblíquo. As séries devem ter 10 repetições e um intervalo de um minuto entre cada uma.

Na segunda semana, dobre o número de repetições, fazendo 20 abdominais em cada série. Adicione ao circuito uma série de 20 segundos de prancha – um dos exercícios mais completos para eliminar a barriga saliente.

Na terceira semana, mantenha o treino, apenas aumentando mais uma série da prancha. Já na quarta semana, troque as repetições de abdominal oblíquo por repetições de abdominal canivete, que nada mais é do que o abdominal oblíquo direito e esquerdo realizado de forma simultânea. A atividade aeróbica deve acompanhar essa sequência.

Dieta contra a barriga saliente

Lembre-se que, assim como a dieta sem o exercício não traz o resultado esperado, exercício sem dietas também não. Por isso, se você quer eliminar sua barriga saliente de forma rápida e eficaz, evite doces, frituras, refrigerantes e guloseimas. A ingestão de bebidas alcoólicas também não é indicada.

Além disso, evite alimentos que provoquem o acúmulo de gases na região abdominal deixando-a mais inchada, como, por exemplo, o feijão, a batata doce, as ervilhas, o ovo e o brócolis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!