Exercícios

Como malhar: confira motivos para começar uma atividade física

Por Redação Doutíssima 13/09/2015

Muitas pessoas sabem que movimentar o corpo faz bem à saúde. No entanto, nem sempre é fácil começar uma prática regular de exercícios. Preguiça, falta de motivação e dúvidas sobre como malhar são alguns desses fatores.

 

Caso você se encaixe nesse grupo, acompanhe algumas sugestões para tornar a vida mais prazerosa a partir de um exercício que lhe atraia.

como malhar

Prática regular de exercícios ajuda na perda de peso, além de trazer bem-estar ao dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Descobrir como malhar é fundamental para que se conquiste muito mais que um corpo definido e músculos tonificados. A saúde é o maior ganho, pois a atividade física atua no combate à obesidade, à qual graves doenças estão associadas.

Como malhar com motivação

No final de agosto, uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, no Brasil, a obesidade atinge uma em cada quatro mulheres. Então, vencer a preguiça ou encontrar motivação é urgente na busca por um método de como malhar.

Especialistas afirmam que o ser humano, por natureza, tende a repetir hábitos e se mostrar fechado a novas possibilidades. É preciso um período de seis meses, no mínimo, para que esses novos olhares virem novos hábitos. Por isso, a persistência é a palavra de ordem. Assim, use a mente a seu favor para incluir a prática de exercício físicos em sua rotina.

Comece por procurar orientação de profissionais qualificados. Avaliação médica prévia e supervisão de um educador físico são essenciais para quem quer saber como malhar. É importante ter conhecimento da pressão, frequência cardíaca, medidas antropométricas e Índice de Massa Corporal (IMC). Isso vai ajudar na escolha da melhor forma de se exercitar.

Seja qual for o tipo de exercício que você for fazer, o alongamento é o primeiro passo. Aquecer e alongar músculos e articulações deve ser parte do programa, antes e depois do treino.

Hidrate-se sempre antes de começar o circuito, durante e depois. E não esqueça de usar roupas confortáveis, que permitam os movimentos e invista em um bom par de tênis para evitar lesões nos joelhos.

Saiba como malhar

Existe uma gama muito grande de exercícios que podem lhe deixar em dúvida na hora de decidir como malhar. Esteira, musculação, bicicleta, caminhada, corridas, aulas de dança, esportes coletivos, entre outros. Por isso, uma boa conversa com o educador físico vai lhe ajudar na escolha.

Independente do tipo de atividade, veja abaixo o que a malhação pode incorporar à sua rotina. Avalie o que mais pode gostar e vá em busca de saúde.

– Exercício ajuda na diminuição e controle do peso

– Reduz risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade

– Melhora as taxas de colesterol sanguíneo

– Aumenta os níveis do bom colesterol

– Proporciona resistência muscular

– Tendões e ligamentos ganham mais flexibilidade

– Atividade física promove traz bem-estar mental e ajuda a combater a depressão

– Ameniza o estresse e a ansiedade

– Combate a insônia

– Exercícios físicos ajudam na produção de serotonina – o hormônio do bem-estar