Exercícios

Confira dicas para reduzir a gordura abdominal e a celulite

Por Redação Doutíssima 27/02/2014

Gordura abdominal e celulite: dois principais incômodos estéticos do universo feminino. De acordo com uma pesquisa da rede de clínicas estéticas Onodera, o peso e o aspecto da barriga são motivos de insatisfação para 69% das mulheres consultadas. Mas como se livrar desses problemas tão comuns e indesejados?

gordura-abdominal-doutissima-istock-getty-images

Gordura abdominal é geralmente associada a uma dieta rica em calorias. Foto: iStock, Getty Images

Causas da celulite e da gordura abdominal

Para combater as inimigas da beleza, é importante primeiro compreender suas causas. Você começa a solucionar o problema quando entende o que está por trás dele e se dispõe a mudar. O acúmulo de gordura abdominal é resultado de um desequilíbrio energético: ou seja, de um organismo que ingere mais calorias do que gasta.

A condição de gordura abdominal é geralmente associada a uma dieta rica em calorias, combinada com um estilo de vida sedentário. Além de representar um incômodo para a autoestima, quando em excesso, a adiposidade no abdômen pode resultar em uma condição clinicamente chamada de obesidade abdominal.

A obesidade abdominal é diagnosticada através da medida da cintura e do quadril: quando a circunferência absoluta da cintura é maior que 102 cm em homens e 88 cm nas mulheres. Esse quadro não é inofensivo: de acordo com uma pesquisa da pesquisa da American Heart Association, ele aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e hipertensão.

Já em relação à celulite, há fatores diversos que podem contribuir para o surgimento dos temidos furinhos. Existe um fator genético e hormonal diretamente relacionado ao quadro. Em outras palavras, algumas pessoas já têm uma tendência naturalmente maior a desenvolverem essas marcas na pele.

Além disso, a má circulação do sangue, a falta de exercícios e uma alimentação desequilibrada influenciam diretamente no quadro. Ficar muito tempo em uma mesma posição faz com que o sangue deixe as toxinas presas às celulas. O sedentarismo também contribui para o acúmulo de gordura localizada e para o surgimento dos furos.

Como se livrar da gordura abdominal e da celulite?

A melhor fórmula para diminuir a gordura abdominal e a celulite no corpo é simples: praticar exercícios aeróbicos regularmente e manter uma dieta saudável. Esses são os principais cuidados necessários. A dica é escolher atividades físicas que proporcionem prazer e experimentar novas receitas com ingredientes mais saudáveis na cozinha.

De acordo com pesquisas conduzidas nos Estados Unidos, alimentos como aveia, amêndoas com quantidades de gordura saudável, arroz integral, óleo de coco e vegetais com altos teores de fibra ajudam na eliminação da gordura abdominal. Beber muita água durante o dia e cortar o refrigerante são alternativas para reduzir a celulite.

Além disso, fazer massagens em casa para ativar a circulação sanguínea é uma outra opção para atenuar os furinhos. Aplique cremes anticelulite nas regiões mais propícias ao surgimento, como coxas e bumbum. Sempre através de movimentos circulares firmes, no mínimo duas vezes por dia.

Atualmente, as clínicas estéticas também ofertam tratamentos avançados para ajudar a eliminar o tecido adiposo e a celulite. Lipoaspiração a laser, lipo 3D e criolipólise, além de outras técnicas com ultrassom, auxiliam na eliminação das células de gordura, de forma pouco invasiva. Para a celulite, drenagem linfática e massagem modeladora são alternativas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!